A ATITUDE INTERDISCIPLINAR COMO PROPOSTA DE ACOLHIMENTO NOS PROCESSOS DE INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • PRISCILA APARECIDA DIAS SALGADO Universidade Taubaté
  • MARIANA ARANHA DE SOUZA Universidade de Taubaté

Palavras-chave:

Inclusão escolar. Interdisciplinaridade. Atitude interdisciplinar.

Resumo

 este artigo propõe uma reflexão sobre o problema da inclusão/exclusão escolar, apresentando como proposta de enfrentamento, um acolhimento inclusivo a partir dos princípios da interdisciplinaridade e da atitude interdisciplinar do educador. Sob a perspectiva de que a interdisciplinaridade possui um caráter polissêmico, fundamentado em elementos culturais de natureza epistemológica, metodológica e ontológica, a atitude interdisciplinar encontra possibilidades de efetivação por meio dos sujeitos que decidem por um acolhimento inclusivo que considere elementos como: aprender com as diferenças; estar em constante aprendizado; perceber suas limitações em um processo constante de autoconhecimento; entender que cada indivíduo é único e necessita ser compreendido; e estudar continuamente sobre a temática.

 

 

 

 

 

Biografia do Autor

PRISCILA APARECIDA DIAS SALGADO, Universidade Taubaté

Mestranda em Educação pela Universidade de Taubaté. Licenciada em Filosofia pela Unisal/ Lorena. Professora da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

MARIANA ARANHA DE SOUZA, Universidade de Taubaté

Doutora e Mestre em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pedagoga pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté. Assessora Pedagógica do Núcleo de Educação à Distância da Universidade de Taubaté. Pesquisadora do GEPI.

Referências

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Publicado

2017-04-10

Edição

Seção

Artigos Originais