TEORIA PSICANALÍTICA E INTERDISCIPLINARIDADE: explanações sobre o corpo na obra freudiana

Weslley Yago Leal da Silva, Debora Patrícia Nemer Pinheiro

Resumo


No hospital é comum que o psicólogo que trabalha com a psicanálise seja convocado pela equipe a realizar alguns apontamentos sobre determinado caso ou situação abordando conceitos teóricos. Como as formações dos profissionais da saúde, geralmente, fundamentam-se nas ciências biomédicas e a psicanálise situa-se na área de humanas, é habitual que a comunicação entre eles fique restrita. Portanto, pautando-se na compreensão de que a interdisciplinaridade é uma abordagem essencial para a aproximação dos diversos discursos no ambiente hospitalar e na aposta de Freud de que a teoria psicanalítica pode ser exposta aos leigos desde que seja transmitida de maneira simples e acessível, o artigo visa apresentar um recorte da noção de corpo dentro da obra de Freud de uma maneira mais inteligível aos leigos, partindo dos conceitos de instinto e pulsão. Primeiramente, foi realizada uma revisão histórica de caráter bibliográfico acerca da temática do corpo, para então abordar a visão psicanalítica a partir do instinto e da pulsão, fundamentada, principalmente, nos “Três ensaios sobre uma teoria da sexualidade” de Freud (1905). A pesquisa defende que aproximar os profissionais da saúde de alguns conceitos da psicanálise é fornecer ferramentas para repensarem suas atuações profissionais e para o estreitamento das relações interdisciplinares.

Palavras-chave: Psicanálise. Psicologia. Interdisciplinaridade.


Palavras-chave


Psicanálise. Psicologia. Interdisciplinaridade.

Texto completo:

PDF

Referências


AIUB, Mônica. Interdisciplinaridade: da origem à atualidade. In: I Fórum de Reablitação do Centro Universitário São Camilo, 1, 2006, São Paulo. O mundo da saúde. São Paulo, 2006. 107-116.

ADUA, Marcus Alexandre de et al . A dimensão ontológica: um caminho possível para a concretização da interdisciplinaridade. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 44, maio 2017, 2018. Disponível em:. accesso em 05 jul. 2018.

BARBOSA, Maria Raquel; MATOS, Paula Mena; COSTA, Maria Emília. Um olhar sobre o corpo: o corpo ontem e hoje. Psicologia e Sociedade, Florianópolis , v. 23, n. 1, p. 24-34, abril 2011 . Disponível em:. accesso em 05 jul. 2018, 22:30:30

CECCARELLI, Paulo Roberto. Uma breve história do corpo. In: Lange E.; Tardivo, L. (Org). Corpo, Alteridade e Sintoma: diversidade e compreensão, 2011. P. 14-34.

FREUD, Sigmund. Linhas de progresso da terapia analítica. In:______.História de uma neurose infantil e outros trabalhos (1917-1919). Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, 7 ed. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In:¬¬______. Um caso de histeria e três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1901-1905).Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, 7 ed. Rio de Janeiro: Imago, 1996. 163-195 p. GIL, Antônio Carlos.

FULGÊNCIO, Leopoldo. A compreensão freudiana da histeria como uma reformulação especulativa das psicopatologias. Revista Lationoamericana de Psicopatologia Fundamental, São Paulo, v. 5, n. 4, p. 30-44. 2002.

JAPIASSU, Hilton. Introduçâo à epistemologia da psicologia. 2 ed. Rio de Janeiro: Imago, 1977. 175 p.

LAZZARINI, Eliana Rigotto; VIANA, Terezinha. O corpo em psicanálise. Psicologia: teoria e pesquisa, [S.L], v. 22, n. 2, p. 241-250, mai./ago. 2006.

TUCHERMAN, Ieda. Breve história do corpo e de seus monstros. Lisboa: Nova Vega, 1999. 199 p.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade. ISSN 2179-0094.

ISSN 2179-0094

Interdisciplinaridade está indexada em:

Indexadores e Bases de Dados:

    

Bibliotecas:

BASARAB - http://basarab.nicolescu.perso.sfr.fr/ciret/indexen.html

CETRANS - http://www.cetrans.com.br/

FAE - http://www2.fae.edu/curitiba/

PLANETA EDUCAÇÃO - http://www.planetaeducacao.com.br/portal/index.asp

UFMS - http://www-nt.ufms.br/

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - http://www.unb.br/

ÉVORA - http://www.uevora.pt/

INST. LUSO BRAS. DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS - http://www.eventos.uevora.pt/ilb/apres.htm

SATURNINO DE LA TORRE http://www.facebook.com/people/Saturnino-de-la-Torre/100001004364389

SHERBROOKE - http://www.usherbrooke.ca/

TOULOUSE - http://www.univ-tlse1.fr/

UNIVERSITÉ FRANÇOIS RABELAIS - http://www.univ-tours.fr/

UBIRATAN LAMBROSIO http://vello.sites.uol.com.br/ubi.htm

 

A Revista Interdisciplinaridade e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade.