A INTERDISCIPLINARIDADE COMO POSSIBILIDADE DE ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL: interfaces e especificidades no âmbito da Assistência Social

Ingrid Karla da Nóbrega Beserra

Resumo


O texto que ora se apresenta tem como objetivo central contribuir para a discussão das possibilidades de atuação do assistente social na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), considerando os mecanismos existentes no âmbito dessa política e no âmbito dos documentos imbricados à profissão. Dessa maneira, apresenta-se o debate da Educação Permanente, da interdisciplinaridade e da intersetorialidade como elementos importantes e necessários ao processo de trabalho do profissional dentro dos diversos setores que compõem a política social em questão. Além desses tópicos, o trabalho apresenta também os principais enfoques teóricos na discussão da política social. Em relação a isso, verifica-se uma heterogeneidade de teorias e conceitos para explicar o surgimento e formas da atuação do Estado no que se refere às expressões da chamada questão social. As políticas sociais nesse artigo são entendidas como mediações necessárias dentro da sociedade capitalista. Desse modo, a atuação do serviço social demanda para além dos aspectos relacionados ao âmbito da formação, outros que estejam articulados às especificidades dos setores.


Palavras-chave


Trabalho. Política de Assistência Social. Intersetorialidade. Educação Permanente. Interdisciplinaridade.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. NOB-RH Anotada e Comentada – Brasília, DF: MDS; Secretaria Nacional de Assistência Social, 2011.

______. Lei de Regulamentação da Profissão, Lei n° 8.662, de 7 de junho de 1993. Disponível em: < http://www.cfess.org.br/arquivos/legislacao_lei_8662.pdf>. Acesso em 21 de fevereiro de 2018.

______. Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Disponível em: http://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/assistencia_social/Normativas/PNAS2004.pdf. Acesso em 23 de maio de 2018.

______. Lei Orgânica da Assistência Social. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8742compilado.htm. Acesso em 23 de maio de 2018.

______. Programa CapacitaSUAS. Disponível em: http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/gestao-do-suas/gestao-do-trabalho-1/capacitasuas. Acesso em 23 de maio de 2018.

______. Resolução CNAS Nº 8, de 16 de março de 2012. Disponível em: http://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/ferramentas/docs/CNAS%202012%20-%20008%20-%2016.03.2012.pdf. Acesso em 23 de maio de 2018.

BEHRING, Elaine. Fundamentos de Política Social. In: Serviço Social e Saúde: formação e trabalho profissional. São Paulo: OPAS: OMS: Ministério da Saúde, 2006.

______. Política Social: fundamentos e história. São Paulo, Cortez: 2011.

BELO HORIZONTE. Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social. Dicionário de termos técnicos da assistência social. Belo Horizonte: ASCOM, 2007.

CFESS. Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social. Brasília: CFESS, 2011.

______. Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais e Psicólogos na Política de Assistência Social. CFESS, 2007.

______. Código de Ética de 1993. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/CEP_CFESS-SITE.pdf. Acesso em 21 de fevereiro de 2018.

COSTA, A. M. et alli. Intersetorialidade na produção e promoção da saúde. In: CASTRO, A. e MALO, M (orgs.) SUS: ressignificando a promoção da saúde. São Paulo: Ed. HUCITEC/ OPAS, 2006.

FALEIROS Vicente de Paula. A política social do estado capitalista. As funções da previdência e assistência social. Cortez: São Paulo, 2000.

FAZENDA, Ivani. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. 18 ed. Campinas: Papirus, 2011.

______. (org.). O que é interdisciplinaridade? 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

FLEURY S. Seguridade social, um novo patamar civilizatório. In: DANTAS, B.; CRURÊN E.; SANTOS, F.; LAGO, G. Ponce de Leon. (Org.). A Constituição de 1988: o Brasil 20 anos depois - Os cidadãos na carta cidadã. Brasília: Senado Federal, Instituto Legislativo Brasileiro, 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2010.

LOBATO, L. Políticas sociais e modelos de bem-estar social: fragilidades do caso brasileiro. Saúde debate[online]. 2016, vol.40, n.spe, pp.87-97.

MARTINELLI, Maria Lúcia (Org.). Pesquisa Qualitativa: um instigante desafio. São Paulo. Veras, 1999.

MIRANDA, Raquel Gianolla. Da Interdisciplinaridade. In: FAZENDA, Ivani (org.). O que é interdisciplinaridade? 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MONNERAT, Giselle Lavinas; SOUZA, Rosimary Gonçalves de. Da Seguridade Social à intersetorialidade: reflexões sobre a integração das políticas sociais no Brasil. Rev. katálysis [online]. 2011.

PEREIRA Potyara. Política social. Temas e questões. São Paulo: Cortez, 2011.

______. Discussões conceituais sobre política social como política pública e direito de cidadania. In: BOSCHETTI I et al, Política Social no capitalismo contemporâneo.

______. Utopias Desenvolvimentistas e Política Social no Brasil. Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 112, pp. 729-753, out./dez. 2012. São Paulo: Cortez, 2009.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 2010.

SASSO DE LIMA, Telma Cristiane; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál. Florianópolis v. 10 n. esp. p. 37-45 2007

SORIANO, Raúl Rojas. Manual de Pesquisa Social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Interdisciplinaridade. Revista do Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade. ISSN 2179-0094.

ISSN 2179-0094

Interdisciplinaridade está indexada em:

Indexadores e Bases de Dados:

    

Bibliotecas:

BASARAB - http://basarab.nicolescu.perso.sfr.fr/ciret/indexen.html

CETRANS - http://www.cetrans.com.br/

FAE - http://www2.fae.edu/curitiba/

PLANETA EDUCAÇÃO - http://www.planetaeducacao.com.br/portal/index.asp

UFMS - http://www-nt.ufms.br/

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - http://www.unb.br/

ÉVORA - http://www.uevora.pt/

INST. LUSO BRAS. DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS - http://www.eventos.uevora.pt/ilb/apres.htm

SATURNINO DE LA TORRE http://www.facebook.com/people/Saturnino-de-la-Torre/100001004364389

SHERBROOKE - http://www.usherbrooke.ca/

TOULOUSE - http://www.univ-tlse1.fr/

UNIVERSITÉ FRANÇOIS RABELAIS - http://www.univ-tours.fr/

UBIRATAN LAMBROSIO http://vello.sites.uol.com.br/ubi.htm

 

A Revista Interdisciplinaridade e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/interdisciplinaridade.