O ENSINO COLETIVO DA PERFORMANCE MUSICAL EM UMA INSTITUIÇÃO RELIGIOSA

Adriane Kis Santos Perdigão

Resumo


O artigo que se segue pretende demonstrar que mesmo um ensino musical coletivo objetivando uma formação tecnicista com um viés funcional voltado para um fim específico e destinado a uma comunidade religiosa, como aquele desenvolvido no Projeto Cultural realizado na Igreja de Concórdia, pode atender aos valores subjetivos atinentes à música e sua capacidade de trabalhar subjetivamente em prol do desenvolvimento integral do indivíduo. Também aponta para o fato de que um projeto desta natureza pode ter um alcance social e cultural favorável em bairros com taxas de pobreza e/ou criminalidade e nas comunidades em que atua, construindo traços identitários deste território, além de auxiliar os indivíduos a obterem melhor desenvolvimento estético, humanitário, o que demonstra de forma subliminar o sentido interdisciplinar desta linguagem. 

Palavras-chave: Ensino coletivo; projeto cultural; Igreja de Concórdia.


Palavras-chave


Ensino coletivo; projeto cultural; Igreja de Concórdia.

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