AUTOCONHECIMENTO E ESPIRITUALIDADE EM VIVÊNCIAS SIMBÓLICAS NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE.

Elenice Giosa, Simone Moura Andrioli de castro Andrade

Resumo


Essa pesquisa desenvolvida pelas pesquisadoras: profa. Dra. Elenice Giosa e Profa. ME. Simone Andrioli Andrade faz parte da linha de pesquisa: Espiritualidade e autoconhecimento do Grupo de Estudos e pesquisas sobre espiritualidade e interdisciplinaridade na Educação – INTERESPE, pertencente ao CAPES/CNPQ, desenvolvido na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, coordenado pelo Prof. Dr. Ruy Cezar do Espírito Santo. Tem como tema o: Autoconhecimento e espiritualidade em vivências simbólicas nas áreas de educação e saúde. O objetivo foi investigar formas de despertar o autoconhecimento e a potencialidade espiritual por meio da educação interdisciplinar a partir de vivências simbólicas na educação e saúde.


Palavras-chave


autoconhecimento, espiritualidade, vivencias simbolicas

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE, Simone M. A. de C. Autoconhecimento e pedagogia simbólica Junguiana: Uma Trilha Interdisciplinar Transformadora na Educação. PUC-SP, 2010.

BARBIER, Renée. A pesquisa-ação. Tradução de Lucie Didio. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.

BYINGTON, Carlos. Pedagogia Simbólica Junguiana. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1996.

______. A construção amorosa do saber: O fundamento e a finalidade da Pedagogia Simbólica Junguiana – São Paulo: Religare , 2003.

CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 2007.

DOCUMENTO: Decálogo sobre Transdisciplinaridade e Ecoformação realizado após I Congresso Internacional de Inovação Docente: TRANSDISCIPLINARIDADE E ECOFORMAÇÃO sobre o tema em 28-30 de Março de 2007 em Barcelona.

ESPÍRITO SANTO, C. Ruy. O Renascimento do sagrado na educação. O autoconhecimento na formação do educador. 5º ed.- Campinas, SP: Papirus, 2006.

______. Beleza, Alegria e amor em poesia: até sempre. 1ª ed.- Curitiba, PR: CRV: 2016.

FAZENDA, Ivani C. A. Didática e Interdisciplinaridade. 17ª ed.- Campinas, SP. Papirus, 2012.

JUNG, C. G. O homem e seus símbolos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002.

PARODE, Pezzi Valquíria. Estética Vibracional: um processo multidimensional de ampliação de consciência. Porto Alegre: Alcance, 2007.

SILVEIRA, Nise da. Jung: vida e obra. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1981.

WHO 1986. Carta de Ottawa. In Ministério da Saúde/FIOCRUZ. Promoção da Saúde: Cartas de Otawa, Adelaide, Sundsvall e Santa Fé de Bogotá. Ministério da Saúde /IEC, Brasília. , p. 11-18.


Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 2179-7498

Interespe está indexada em: