AUTOCONHECIMENTO E ESPIRITUALIDADE EM VIVÊNCIAS SIMBÓLICAS NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE

Autores

  • Simone Andrioli Andrade PUC/SP- INTERESPE.
  • Elenice Giosa Giosa PUC/SP - INTERESPE

Palavras-chave:

autoconhecimento, potencialidade espiritual, vivência simbólica

Resumo

 o objetivo principal da pesquisa é investigar formas de despertar a consciência para o autoconhecimento e a potencialidade espiritual a partir da educação interdisciplinar nas áreas da educação e saúde. Essa proposta de pesquisa é qualitativa do tipo pesquisa-ação intervenção com base na investigação interdisciplinar e com aporte da pedagogia simbólica junguiana. Em função da formação e prática das pesquisadoras, optou-se por utilizar vivências simbólicas como um dos principais recursos metodológicos. Assim, procura-se evidenciar os impactos da vivência simbólica no desenvolvimento do autoconhecimento e espiritualidade. Esse processo, que diz respeito à tendência instintiva que o ser humano possui para desenvolver plenamente suas potencialidades inatas, numa direção de busca de crescimento e completude, dá-se em torno do self e em função dele. Portanto, consideramos esse processo importante para ser desenvolvido nas áreas da educação em saúde.

Biografia do Autor

Simone Andrioli Andrade, PUC/SP- INTERESPE.

doutoranda em Educação: Currículo- PUC/SP. Especializada em bases da Medicina Integrativa pelo Einstein. Possui Certificação Internacional de Coaching Mentoring & Holomentoring pelo instituto Holos. Especialista em psicoterapia de orientação Junguiana coligada às técnicas corporais no Instituto Sedes Sapientes. Graduada em Psicologia - PUC/SP. Desenvolve trabalho como orientadora profissional, em clínica, escolas, com atendimento individual ou em grupo. Psicoterapeuta de jovens, adultos e orientação de pais. Cocriadora do projeto: “Projeto terapêutico de orientação profissional”. Coordenou o Projeto social Integração Real durante cinco anos. Psicoterapeuta da Regressão pelo CDEC, Terapeuta da Consciência Multidimensional - Centro de Estudos e Pesquisas da Consciência. Pesquisadora do GEPI, Membro da Aliança pela Infância e INTERESPE.

Elenice Giosa Giosa, PUC/SP - INTERESPE

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano - USP. Mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas - PUC/SP. Graduada em Letras: Tradutor e Intérprete. Docente em curso de graduação. Pesquisadora do GEPI e INTERESPE.

Downloads

Publicado

2017-06-01

Edição

Seção

PESQUISA DO INTERESPE