A construção da Cultura da Paz pelos idosos: o caso do Comitê da Paz de Bairro da Penha - Vitória (ES)

Autores

  • Maria da Penha Almeida Fehlberg

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i2p43-61

Palavras-chave:

Cultura, Paz, Violência, Idosos, Educação

Resumo

Esta pesquisa pretende conhecer o papel dos idosos e seu trabalho realizado no Comitê da Paz de Bairro da Penha, enquanto fomentador de uma nova cultura, a Cultura da Paz. Os sujeitos da pesquisa são os idosos do Comitê da Paz, que vêm exercendo papel de multiplicadores no bairro, privilegiando a Educação não formal na mudança de cultura da violência para a Cultura da Paz. O objetivo é conhecer a contribuição dos idosos na construção da Cultura da Paz e como esta nova cultura vem impactando suas vidas. Neste estudo, o método utilizado foi a pesquisa qualitativa, descritiva do tipo estudo de caso. A coleta de dados foi efetuada por meio de análise de relatórios e atas, sendo utilizada também a observação. Entrevistou-se ainda a Assistente Social do Comitê com roteiro semiestruturado composto por perguntas abertas e fechadas, priorizando uma análise qualitativa dos dados obtidos.

Biografia do Autor

Maria da Penha Almeida Fehlberg

Assistente Social; Mestra em Teologia, pela Faculdade EST, Doutoranda em Sociologia, na Faculdade IUPERJ. Docente e Pesquisadora do Curso de Serviço Social, da Faculdade Metodista do Espírito Santo.

Downloads

Como Citar

Fehlberg, M. da P. A. (2013). A construção da Cultura da Paz pelos idosos: o caso do Comitê da Paz de Bairro da Penha - Vitória (ES). Revista Kairós-Gerontologia, 15(2), 43–61. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i2p43-61

Edição

Seção

Artigos