Estilos de Aprendizagem na velhice: uma investigação entre idosos participantes de uma Universidade Aberta à Terceira Idade

Ana Luiza Andrade, Tiago Nascimento Ordonez, Thais Bento de Lima-Silva, Samila Sathler Tavares Batistoni, Mônica Sanches Yassuda, Ruth Caldeira de Melo, Marisa Accioly Domingues, Andrea Lopes, Meire Cachioni

Resumo


Conhecer os estilos de aprendizagem dos indivíduos é de extrema importância tanto para quem aprende quanto para quem ensina. O presente projeto teve como objetivo identificar os estilos de aprendizagem predominantes de alunos idosos e verificar se há correlação entre os estilos de aprendizagem com as variáveis sociodemográficas. A amostra foi composta por 248 participantes do estudo “Educação Permanente – Benefícios da Universidade Aberta à Terceira Idade EACH USP”. Utilizou-se um protocolo que incluía o questionário sociodemográfico e o Inventário de Estilo de Aprendizagem (Learning Style Inventory - LSI), de David A. Kolb. Foram realizadas análises descritivas e análise inferencial. O estilo de aprendizagem dominante foi o assimilador e identificou-se a existência de associação entre estilos de aprendizagem dos idosos e sexo (p = 0.0372), faixa etária (p = 0.0450), escolaridade para o sexo masculino (p = 0.0155) e sexo para idosos com até o nível ensino fundamental (p = 0.0166). Os resultados do presente estudo estão alinhados às perspectivas teóricas e aos achados da literatura no que se refere à característica da amostra e aos estilos de aprendizagem identificados. Futuros trabalhos deverão ser realizados no intuito de investigar mais sobre a temática da aprendizagem em idosos.

Palavras-chave


Estilos de aprendizagem; Idosos

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.