Estilos de Aprendizagem na velhice: uma investigação entre idosos participantes de uma Universidade Aberta à Terceira Idade

Autores

  • Ana Luiza Andrade
  • Tiago Nascimento Ordonez
  • Thais Bento de Lima-Silva
  • Samila Sathler Tavares Batistoni
  • Mônica Sanches Yassuda
  • Ruth Caldeira de Melo
  • Marisa Accioly Domingues
  • Andrea Lopes
  • Meire Cachioni

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial14p155-179

Palavras-chave:

Estilos de aprendizagem, Idosos

Resumo

Conhecer os estilos de aprendizagem dos indivíduos é de extrema importância tanto para quem aprende quanto para quem ensina. O presente projeto teve como objetivo identificar os estilos de aprendizagem predominantes de alunos idosos e verificar se há correlação entre os estilos de aprendizagem com as variáveis sociodemográficas. A amostra foi composta por 248 participantes do estudo “Educação Permanente – Benefícios da Universidade Aberta à Terceira Idade EACH USP”. Utilizou-se um protocolo que incluía o questionário sociodemográfico e o Inventário de Estilo de Aprendizagem (Learning Style Inventory - LSI), de David A. Kolb. Foram realizadas análises descritivas e análise inferencial. O estilo de aprendizagem dominante foi o assimilador e identificou-se a existência de associação entre estilos de aprendizagem dos idosos e sexo (p = 0.0372), faixa etária (p = 0.0450), escolaridade para o sexo masculino (p = 0.0155) e sexo para idosos com até o nível ensino fundamental (p = 0.0166). Os resultados do presente estudo estão alinhados às perspectivas teóricas e aos achados da literatura no que se refere à característica da amostra e aos estilos de aprendizagem identificados. Futuros trabalhos deverão ser realizados no intuito de investigar mais sobre a temática da aprendizagem em idosos.

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Como Citar

Andrade, A. L., Ordonez, T. N., Lima-Silva, T. B. de, Batistoni, S. S. T., Yassuda, M. S., Melo, R. C. de, Domingues, M. A., Lopes, A., & Cachioni, M. (2013). Estilos de Aprendizagem na velhice: uma investigação entre idosos participantes de uma Universidade Aberta à Terceira Idade. Revista Kairós-Gerontologia, 15(Especial14), 155–179. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15iEspecial14p155-179