A capacidade funcional de um grupo de idosos centenários

Autores

  • Claudia da Silva Biolchi Universidade de Passo Fundo (UPF) Passo Fundo (RS).
  • Marilene Rodrigues Portella Universidade de Passo Fundo (UPF). Passo Fundo (RS)
  • Alessandra Cardoso Vargas Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo (RS).
  • Michele Marinho da Silveira
  • Eliane Lucia Colussi Universidade de Passo Fundo (UPF). Passo Fundo (RS).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i2p213-226

Palavras-chave:

Centenários, Longevidade, Velhíssimos.

Resumo

A capacidade de desempenho em atividades da vida diária permite a pessoa idosa cuidar-se e responder por si no âmbito doméstico; porém, na velhice, o declínio físico representa um risco severo a sua independência. Este estudo objetivou descrever as condições de funcionalidade de um grupo de idosos centenários no município de Passo Fundo (RS). Participaram nove idosos com idade entre 100 e 104; para coleta dos dados, utilizou-se uma entrevista semi-estruturada e aplicação do índex de Katz; os dados foram analisados qualitativamente. Os resultados apontam que o desempenho da função “banho” ainda é a mais comprometida. As funções “vestir-se e banheiro” estão, em sua maioria, no grupo Independentes. Os centenários deste estudo necessitam menos auxílio em funções como a de "transferência, continência e alimentar-se”, o que demonstra maior independência diante de algumas funções importantes no dia a dia do idoso. Os homens deste estudo demonstram maior independência, se comparados às mulheres.

Biografia do Autor

Claudia da Silva Biolchi, Universidade de Passo Fundo (UPF) Passo Fundo (RS).

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano na Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduada em Educação Física pela UPF.

 

Marilene Rodrigues Portella, Universidade de Passo Fundo (UPF). Passo Fundo (RS)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre e Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina.

 

Alessandra Cardoso Vargas, Universidade de Passo Fundo (UPF), Passo Fundo (RS).

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano na Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduada em Educação Física pela Ulbra (SM).

 

Michele Marinho da Silveira

Mestre em Envelhecimento Humano pela Universidade de Passo Fundo. Fisioterapeuta, Graduada pela Universidade de Passo Fundo. Pós-Graduada em Ortopedia e Traumatologia com Ênfase no Atendimento em Clínica de Fisioterapia pelo Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos.

 

Eliane Lucia Colussi, Universidade de Passo Fundo (UPF). Passo Fundo (RS).

Professora do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre e Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

 

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

Biolchi, C. da S., Portella, M. R., Vargas, A. C., Silveira, M. M. da, & Colussi, E. L. (2013). A capacidade funcional de um grupo de idosos centenários. Revista Kairós-Gerontologia, 16(2), 213–226. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2013v16i2p213-226

Edição

Seção

Artigos