Promoção da saúde do idoso: a importância do treino da memória

Autores

  • Pricila Oliveira Araújo Universidade Estadual de Feira de Santana (BA)
  • Emerson Carlos Silveira Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão S/S Ltda.
  • Amanda Maria Villas Bôas Ribeiro Graduanda de Enfermagem na UEFS.
  • Jaqueline Dantas Silva Universidade Estadual de Feira de Santana (BA)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i4p169-183

Palavras-chave:

Memória, Idoso, Saúde.

Resumo

Envelhecer com saúde significa não somente ausência de doenças, mas autonomia e independência adquiridas através do estímulo às funções cognitivas por meio de atividades mnemônicas, individuais ou em grupo, de forma contínua para contribuir positivamente na qualidade de vida do idoso. O objetivo deste estudo é discutir a importância dos treinos de memória para a promoção da saúde do idoso usando como método o estudo bibliográfico e exploratório de abordagem qualitativa.

Biografia do Autor

Pricila Oliveira Araújo, Universidade Estadual de Feira de Santana (BA)

Docente da Universidade Estadual de Feira de Santana (BA), Curso de Enfermagem. Leciona a disciplina Enfermagem Saúde do Adulto e Idoso I. Atua na UATI- UEFS. Especialista em Gerontologia.

 

Emerson Carlos Silveira, Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão S/S Ltda.

Pós-Graduado em Língua Inglesa e Metodologia do Ensino Superior. Docente do Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão S/S Ltda.

Amanda Maria Villas Bôas Ribeiro, Graduanda de Enfermagem na UEFS.

Graduanda de Enfermagem na UEFS. Bolsista PIBEX na Universidade Aberta à Terceira Idade- (UATI); Voluntária no Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde/PET-Saúde da Família.

Jaqueline Dantas Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana (BA)

Graduanda de Enfermagem na Universidade Estadual de Feira de Santana (BA). Bolsista PET-Ministério da Saúde; Voluntária na Universidade Aberta à Terceira Idade- UATI.

Downloads

Publicado

2012-12-30

Como Citar

Araújo, P. O., Silveira, E. C., Ribeiro, A. M. V. B., & Silva, J. D. (2012). Promoção da saúde do idoso: a importância do treino da memória. Revista Kairós-Gerontologia, 15(4), 169–183. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2012v15i4p169-183

Edição

Seção

Artigos