O impacto da “Vulnerabilidade Extrema” dos doentes nos seus cuidadores principais: uma perspectiva multidimensional

Autores

  • Jorge Lopes da Costa Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa (Portugal), Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), Doutorando em Serviço Social.
  • Vitória Mourão Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa (Portugal).
  • Maria Dulce Gonçalves Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, Lisboa (Portugal)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i1p27-43

Palavras-chave:

Vulnerabilidade, Cuidador Principal, Género.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação empírica qualitativa, realizada em Portugal, no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental entre 2009-2012. Tem como objectivos identificar e compreender o impacto da “vulnerabilidade extrema” dos doentes na vida dos cuidadores principais, numa perspectiva multidimensional. Os dados apresentados foram recolhidos através de entrevistas em profundidade a dez cuidadores principais, de ambos os géneros, em contexto domiciliário.

Biografia do Autor

Jorge Lopes da Costa, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa (Portugal), Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), Doutorando em Serviço Social.

Jorge Lopes da Costa - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa (Portugal), Centro de Administração e Políticas Públicas (CAPP), Doutorando em Serviço Social.

E-mail: jlopesdacosta@hotmail.com

Vitória Mourão, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa (Portugal).

Vitória Mourão - Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade de Lisboa (Portugal). Doutora em Sociologia, Professora Auxiliar.

E-mail: vmourao@iscsp.utl.pt

Maria Dulce Gonçalves, Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, Lisboa (Portugal)

Maria Dulce Gonçalves - Coordenadora do Departamento de Serviço Social. Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, Lisboa (Portugal). Licenciada em Serviço Social.

E-mail: mdgoncalves@chlo.min-saude.pt

Downloads

Publicado

2014-03-31

Como Citar

Costa, J. L. da, Mourão, V., & Gonçalves, M. D. (2014). O impacto da “Vulnerabilidade Extrema” dos doentes nos seus cuidadores principais: uma perspectiva multidimensional. Revista Kairós-Gerontologia, 17(1), 27–43. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i1p27-43

Edição

Seção

Artigos