Trauma no idoso e prevenção ao longo dos anos: revisão integrativa

Autores

  • Elen Ferraz Teston Universidade Estadual de Maringá.
  • Percival Vitorino Guimarães Universidade Estadual de Londrina
  • Sonia Silva Marcon Universidade Estadual de Maringá (UEM) e NEPAAF.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i1p145-155

Palavras-chave:

Envelhecimento, Atendimento de urgência, Prevenção.

Resumo

Este artigo teve como objetivo identificar a origem dos traumas sofridos pelas pessoas idosas, bem como as condutas preventivas desenvolvidas para a redução deste evento. Revisão integrativa realizada a partir da seleção de artigos na Biblioteca Virtual em Saúde, em janeiro de 2012, utilizando os descritores trauma, urgência e emergência, enfermagem, causas eternas, idoso e prevenção. O período de publicação não foi delimitado. O estudo foi composto por 25 artigos na íntegra e analisados segundo a análise de conteúdo. Evidenciou-se que as principais causas do trauma na pessoa idosa foram as quedas e os acidentes de trânsito. Além disso, as ações de prevenção evidenciadas foram a promoção do exercício físico, hidroterapia e atividades de educação no trânsito. Destaca-se a influência negativa do trauma para a qualidade de vida do idoso e a necessidade de planejamento de ações de prevenção para a redução do trauma geriátrico.

 

Biografia do Autor

Elen Ferraz Teston, Universidade Estadual de Maringá.

Elen Ferraz Teston – Enfermeira especialista em urgência e emergência e em saúde da família. Enfermeira da Estratégia Saúde da Família. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá.

E-mail: elen-1208@hotmail.com

Percival Vitorino Guimarães, Universidade Estadual de Londrina

Percival Vitorino Guimarães – Enfermeiro pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina. Especialista em Infecção Hospitalar. Servidor estatutário do Hospital Universitário de Londrina, docente dos cursos de Especialização em Cuidados Intensivos e Assistência a Urgência e Emergência. Membro da Comissão de Catéteres Intravenosos e Comissão de Curativos e Ostomias do Hospital Universitário de Londrina.

E-mail: percivalguimaraes@yahoo.com.br

Sonia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá (UEM) e NEPAAF.

Sonia Silva Marcon – Enfermeira. Doutora em Filosofia da Enfermagem. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do NEPAAF.

E-mail: soniasilva.marcon@gmail.com

Downloads

Publicado

2014-03-30

Como Citar

Teston, E. F., Guimarães, P. V., & Marcon, S. S. (2014). Trauma no idoso e prevenção ao longo dos anos: revisão integrativa. Revista Kairós-Gerontologia, 17(1), 145–155. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i1p145-155

Edição

Seção

Artigos