Representações sociais de velhice e suas relações com declínio e finitude em comentários e críticas publicados na mídia

Autores

  • Maria Angélica Ferreira Dias Universidade de São Paulo e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto (Portugal)
  • Constança Paúl Universidade do Porto.
  • Helena Akemi Wada Watanabe Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i1p125-143

Palavras-chave:

Representações sociais, Velhice, Finitude.

Resumo

Representações sociais sobre a velhice, tanto na literatura sobre o tema, quanto nas repercussões de dois acontecimentos noticiados pela mídia - o lançamento do filme Amour, de Michael Haneke, e o suicídio do ator, diretor e produtor brasileiro Walmor Chagas, aos 82 anos -, mostram uma associação entre velhice, declínio e finitude, que ora é contestada, ora é reafirmada em suas ligações, e demanda atenção quanto aos aspectos que se apresentam como naturalizados.

 

Biografia do Autor

Maria Angélica Ferreira Dias, Universidade de São Paulo e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto (Portugal)

Psicóloga, doutoranda da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto. Bolsista CAPES /Processo: 7349-12-2.

 

Constança Paúl, Universidade do Porto.

Psicóloga, Professora Catedrática de Psicologia no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto. Diretora da UNIFAI/ICBAS-UP e do Programa Doutoral em Gerontologia e Geriatria (Universidade do Porto e Universidade de Aveiro).

 

Helena Akemi Wada Watanabe, Universidade de São Paulo

Enfermeira, Professora Doutora do Programa de Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública e do Programa de Mestrado Profissional Interunidades Formação Interdisciplinar em Saúde, ambos da Universidade de São Paulo.

 

Downloads

Publicado

2014-03-30

Como Citar

Dias, M. A. F., Paúl, C., & Watanabe, H. A. W. (2014). Representações sociais de velhice e suas relações com declínio e finitude em comentários e críticas publicados na mídia. Revista Kairós-Gerontologia, 17(1), 125–143. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i1p125-143

Edição

Seção

Artigos