A Morte Cansada na visão do cineasta Fritz Lang

Autores

  • Luciana Helena Mussi PUC-SP. Portal do Envelhecimento. Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (Olhe).
  • Beltrina Côrte PUC-SP. Portal do Envelhecimento.
  • Salvador Antonio Mireles Sandoval PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i3p95-110

Palavras-chave:

Morte, Envelhecimento, Cinema.

Resumo

Este trabalho estuda a finitude no contexto do envelhecimento por meio do filme A Morte Cansada do cineasta Fritz Lang. Discute a visão do cineasta, especialmente a existência humana, tendo como eixo condutor uma reflexão sobre envelhecimento e morte, questões intrinsecamente ligadas ao tema do sentido da vida, remetendo às discussões sobre a imortalidade da alma e a existência de Deus. Neste filme Lang apresenta a história das três luzes: tentativas de esperança, conflitos sobre o amor, a conquista da vida e a aceitação da morte. A investigação realizada mostra que a arte que se faz através do cinema contribui na compreensão do caráter finito da vida, uma questão complexa na velhice, a constante busca de respostas para as inquietudes do que seja o morrer, o que representa para o velho ser definitivamente um ser finito.

 

Biografia do Autor

Luciana Helena Mussi, PUC-SP. Portal do Envelhecimento. Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (Olhe).

Engenheira, Psicóloga e Mestre em Gerontologia pela PUC-SP. Doutoranda em Psicologia Social PUC-SP. Colaboradora do Portal do Envelhecimento. Associada do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (Olhe).

 

Beltrina Côrte, PUC-SP. Portal do Envelhecimento.

Jornalista, Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), Docente do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia da PUC-SP e Editora de conteúdo do Portal do Envelhecimento.

 

Salvador Antonio Mireles Sandoval, PUC-SP

Doutor em Ciência Política pela Universidade de Michigan, Pós-Doutorado na Universidade de Harvard. Professor TRC no Departamento de Ciências Sociais e Educação da Faculdade de Educação da Unicamp, em Campinas, São Paulo. Professor titular da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da PUC-SP, em São Paulo (SP). Área de pesquisa: temas de Sociologia dos Movimentos Sociais e Conscientização Política.

 

Downloads

Publicado

2014-09-30

Como Citar

Mussi, L. H., Côrte, B., & Sandoval, S. A. M. (2014). A Morte Cansada na visão do cineasta Fritz Lang. Revista Kairós-Gerontologia, 17(3), 95–110. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i3p95-110

Edição

Seção

Artigos