A Terapia Ocupacional no contexto institucional: um relato de experiência

Autores

  • Marciane Montagner Missio Terapia Ocupacional. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.
  • Cristiane Wagner Terapia Ocupacional. Centro Universitário Franciscano, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, e ministrando oficinas de Terapia Ocupacional no SESC Santa Maria.
  • Pauline Birck Terapia Ocupacional. Graduada, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p447-459

Palavras-chave:

Instituição de Longa Permanência, Vínculo, Atuação Profissional.

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência essencialmente prática vivenciada por discentes de Terapia Ocupacional, em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) no interior do Rio Grande do Sul. O objetivo foi a experienciação dos discentes na compreensão do vínculo e do contexto institucional. Esse trabalho reafirma a importância do vínculo entre profissional e paciente, para que a aderência às propostas terapêuticas tenha maior compreensão e acolhimento, atuando como facilitadores da funcionalidade do cotidiano dos pacientes.

 

Biografia do Autor

Marciane Montagner Missio, Terapia Ocupacional. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Terapeuta Ocupacional. Graduada, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

 

Cristiane Wagner, Terapia Ocupacional. Centro Universitário Franciscano, Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, e ministrando oficinas de Terapia Ocupacional no SESC Santa Maria.

Terapeuta Ocupacional. Graduada, Centro Universitário Franciscano, UNIFRA. Mestre em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM-RS. Pós-Graduada, Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil. Docente, Centro Universitário Franciscano, no Curso de Graduação em Terapia Ocupacional, e ministrando oficinas de Terapia Ocupacional no SESC Santa Maria. Representante do Crefito 5, no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (PCDs), no município de Santa Maria, RS.

 

Pauline Birck, Terapia Ocupacional. Graduada, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

Terapeuta Ocupacional. Graduada, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, RS, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Missio, M. M., Wagner, C., & Birck, P. (2017). A Terapia Ocupacional no contexto institucional: um relato de experiência. Revista Kairós-Gerontologia, 20(2), 447–459. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p447-459

Edição

Seção

Relato de Experiência