Aparência, vestuário e modo de vestir: pistas para a investigação da velhice

Autores

  • Mariana de Oliveira
  • Patrícia Yokomizo
  • Andrea Lopes

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22iEspecial26p145-165

Palavras-chave:

Aparência, Vestuário, Mulher idosa

Resumo

O vestuário pode ser entendido como uma forma de comunicação e constituição da identidade de gênero ao longo do envelhecimento. A pesquisa buscou caracterizar a relação que as mulheres estabelecem com o vestuário na velhice. Utilização do método etnográfico na familiarização com campo e posterior aplicação de questionário misto. As participantes foram idosas frequentadoras da oficina de teatro da UATI EACH/USP, Brasil. O vestuário foi visto como importante para a composição da aparência na velhice. Constataram-se mudanças nas escolhas de vestuário, decorrentes, especialmente, da percepção de transformações corporais ocorridas ao longo do envelhecimento. A criação de novas estratégias no modo de se vestir nesse período da vida esteve ancorada na tensão entre negação da velhice e adequação etária. Os dados apontaram forte desejo de consumo, principalmente por peças que atendessem a demandas ergonômicas e estéticas, trazendo conforto. Salienta-se a relevância da aparência, sobretudo o vestuário, para a compreensão de aspectos socioculturais da velhice feminina.

Biografia do Autor

Mariana de Oliveira

Graduação em Gerontologia e colaboradora do grupo de pesquisa, ensino e extensão Envelhecimento, Aparência e Significado (EAPS), ambos da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da Universidade de São Paulo (USP), Brasil.

Patrícia Yokomizo

Graduação em Têxtil e Moda. Mestre em Gerontologia, fundadora e membro do grupo EAPS, todos da EACH/USP, Brasil.

Andrea Lopes

Antropóloga, docente da Pós-Graduação em Gerontologia e das Graduações em Gerontologia e Têxtil e Moda. Fundadora e coordenadora do grupo EAPS. Todos da EACH/USP, Brasil. Orientadora da pesquisa.

Downloads

Como Citar

de Oliveira, M., Yokomizo, P., & Lopes, A. (2019). Aparência, vestuário e modo de vestir: pistas para a investigação da velhice. Revista Kairós-Gerontologia, 22(Especial26), 145–165. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22iEspecial26p145-165