A relevância da Imunização para a Longevidade e a necessária anuência de indivíduos do “Programa Acompanhante de Idosos”

Autores

  • Carlos Lima Rodrigues Atualmente é Gerente dos Programas Acompanhante de Idosos, e Acompanhante da Pessoa com Deficiência, na Associação Saúde da Família, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde/SP.
  • Cristiane Marcacine Kobiraki Associação Saúde da Família, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde/SP.
  • Erica Maria Santos Gonçalves Associação Saúde da Família, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde/SP.
  • Lívia Monteiro Lúcio Associação Saúde da Família, Programa Acompanhante de Idosos.
  • Maria de Jesus Batista Mendes Iannarelli OLHE-Observatório da Longevidade
  • Elisabeth Frohlich Mercadante PUC-SP
  • Flamínia Manzano Moreira Lodovici PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i4p31-48

Palavras-chave:

Vacina, Idosos, Influenza.

Resumo

A vacina, substância quimicamente derivada, semelhante a um agente infecciosocausador de doenças, tem, por meio da imunização, atestados efeitos de proteção imunológicacontra determinadas doenças infecciosas, ao aumentar a resistência do organismo humano. Umgrupo de risco, tal como o dos idosos, por sua vulnerabilidade aos vírus da gripe, precisa aderirefetivamente às campanhas de imunização anual. Atualmente ainda se registra uma baixa adesãodeste público à aplicação da vacina, o que faz acarretar um número elevado de internaçõeshospitalares, complicações e óbitos decorrentes de gripes sazonais. Neste estudo apresentamosdados de um levantamento, feito em 2014, durante a campanha de vacinação contra o Influenza,sobre a anuência de 108 pessoas atendidas pelo “Programa Acompanhante de Idosos”, da regiãoCentro-Oeste do Município de São Paulo. Objetivou-se: (i) Verificar o número de idosos anuentesà campanha de vacinação, suas possíveis queixas às reações adversas e aos mitos e preconceitossobre a vacina; (ii) Relatar a ação da equipe na conscientização, para esclarecimento das dúvidas efornecimento de informações baseadas em evidências científicas. As informações foram obtidaspor meio de entrevistas realizadas com idosos do “Programa Acompanhante de Idosos”, e da revisão da literatura. A imunização domiciliar foi feita aos idosos com dificuldade de ir à UBS, afim de facilitar-lhes o acesso à vacina. Os resultados e respectiva discussão versaram sobre: aquantificação exata sobre os idosos vacinados; o número de idosos que não aderiram devido amitos e preconceitos; o número pouco expressivo de queixas sobre reações consequentes à vacina.Considerou-se que, através da escuta aos idosos, foi possível analisar os motivos de sua nãoadesão à campanha de vacinação contra o Influenza, e criar, em seguida, ferramentas paraconscientização da importância dessas ações, esclarecendo e afastando os mitos e preconceitossobre a vacina, a fim de aumentar o número de anuentes idosos.

Biografia do Autor

Carlos Lima Rodrigues, Atualmente é Gerente dos Programas Acompanhante de Idosos, e Acompanhante da Pessoa com Deficiência, na Associação Saúde da Família, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde/SP.

Doutorado em Ciências, Faculdade de Saúde Pública/USP (2013), foco em envelhecimento e sexualidade. Mestrado em Gerontologia, PUC-SP. Experiência na área de Psicologia, gestão e elaboração de políticas públicas direcionadas a pessoas idosas. Atualmente é Gerente dos Programas Acompanhante de Idosos, e Acompanhante da Pessoa com Deficiência, na Associação Saúde da Família, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde/SP. Vice-presidente do OLHE-Observatório da Longevidade. Professor em cursos de formação para Cuidadores de Idosos, e cursos de Especialização em Gerontologia.

Cristiane Marcacine Kobiraki, Associação Saúde da Família, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde/SP.

Membro da Equipe dos Programas Acompanhante de Idosos, e Acompanhante da Pessoa com Deficiência, na Associação Saúde da Família, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde/SP.

Erica Maria Santos Gonçalves, Associação Saúde da Família, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde/SP.

Membro da Equipe dos Programas Acompanhante de Idosos, e Acompanhante da Pessoa com Deficiência, na Associação Saúde da Família, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde/SP.

Lívia Monteiro Lúcio, Associação Saúde da Família, Programa Acompanhante de Idosos.

Enfermeira. Mestranda em Gerontologia, PUC-SP. Pós-Graduada em Gerontologia, pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Israelita Albert Einstein. Curso de Atualização em Promoção de Saúde pela USP-SP. Atualmente é enfermeira da Associação Saúde da Família, Programa Acompanhante de Idosos.

 

Maria de Jesus Batista Mendes Iannarelli, OLHE-Observatório da Longevidade

Graduação em Serviço Social (FMU).Especialização em Gestão de Recursos Humanos (Unip) e em Práticas Sistêmicas com Famílias (Unifesp). Atualmente é diretora (voluntária) de projetos sociais do Centro Social Menino Jesus. Docente nos cursos de Cuidador de Idosos p/OLHE-Observatório da Longevidade, na Assistência Social D.José Gaspar e no Grupo Vida, Amor e Riso. Atua com treinamentos na empresa Diálogo Social, em temáticas da área social.

Elisabeth Frohlich Mercadante, PUC-SP

Antropóloga e doutora; Docente, Pesquisadora doDepartamento de Ciências Sociais: Antropologia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/PUC-SP.

Flamínia Manzano Moreira Lodovici, PUC-SP

Professora Doutora, docente/pesquisadora, linguistafiliada ao Departamento de Linguística da FAFICLA/PUC-SP, e docente/pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

Rodrigues, C. L., Kobiraki, C. M., Gonçalves, E. M. S., Lúcio, L. M., Iannarelli, M. de J. B. M., Mercadante, E. F., & Lodovici, F. M. M. (2014). A relevância da Imunização para a Longevidade e a necessária anuência de indivíduos do “Programa Acompanhante de Idosos”. Revista Kairós-Gerontologia, 17(4), 31–48. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i4p31-48

Edição

Seção

Artigos