A CONVIVÊNCIA COM PESSOAS IDOSAS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DA GRADUAÇÃO E FUNCIONÁRIOS

Meire Cachioni, Luis Enrique Aguilar

Resumo


Conhecimentos sobre o convívio intergeracional gerados nas IEs são educacionalmente relevantes. Contribuem para a teoria e modificam as relações entre as diferentes coortes etárias. Realizamos um estudo com 53 sujeitos, sendo 47 alunos de graduação e 6 funcionários envolvidos em programas para os mais velhos. Os objetivos visaram: a) verificar aspectos da natureza do convívio com os idosos e os benefícios associados; b) verificar possíveis modificações na percepção sobre os idosos/velhice/processo de envelhecimento. Três instituições foram investigadas, sendo uma privada e duas públicas. O instrumento foi um questionário para levantamento sociodemográfico e percepção sobre a convivência com pessoas idosas na universidade. As análises revelaram que a área de ciências da saúde/cuidado é a principal de origem dos universitários. Os funcionários exercem atividades que os colocam em contato sistemático com os idosos por maior tempo em relação aos graduandos. As universidades abertas à terceira idade destacam-se como principal local para tal contato. A vantagem profissional mencionada pelos sujeitos foi intelectual. Em relação aos benefícios pessoais, destacam-se aprender dos mais velhos, relatado pelos funcionários, e relação intergeracional, indicada pelos alunos. Aspectos da imagem social e aspectos relacionamento social/físico/psicológico foram as mudanças na percepção mais apontadas pelos sujeitos.
Palavras-chave: relações intergeracionais; idosos; instituições de ensino superior.

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DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2008v11i1p%25p

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