O imaginário de um grupo de cuidadores de idosos institucionalizados no cotidiano asilar

Autores

  • Elman Moreira Coelho Grison Universidade Católica de Brasília (UCB).
  • Vicente Paulo Alves Universidade Católica de Brasília. Brasília (DF).
  • Vicente de Paula Faleiros Universidade Católica de Brasília. Brasília (DF).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p177-197

Palavras-chave:

Imaginário, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), Cuidadores de idosos.

Resumo

Trata-se de estudo realizado com cuidadores de idosos institucioinalizados. Objetivou-se conhecer o imaginário de um grupo de cuidadores em relação a seu cotidiano. O imaginário é entendido  a partir da antropologia de Gilbert Durand focada nas imagens e nos símbolos culturais. Os dados foram coletados por meio do instrumento denominado Arquétipo Teste de Nove Elementos – o AT-9, de Yves Durand e por meio da “Pedagogia da Escuta”. As teorias gerontológicas do envelhecimento também fundamentaram a análise. Evidenciou-se nesse grupo a predominância de representações mítico-simbólicas com estrutura sintética, ou seja, que pretende harmonizar os contrários, com uma tendência mística que signifca busca de união.

 

Biografia do Autor

Elman Moreira Coelho Grison, Universidade Católica de Brasília (UCB).

Assistente Social, Mestra em Gerontologia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Servidora Pública do Estado do Tocantins.

 

Vicente Paulo Alves, Universidade Católica de Brasília. Brasília (DF).

Doutor em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Coordenador e Professor no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (Mestrado) da Universidade Católica de Brasília. Brasília (DF).

 

Vicente de Paula Faleiros, Universidade Católica de Brasília. Brasília (DF).

Assistente Social, PHD em Sociologia, Professor Emérito da UnB e Docente na Universidade Católica de Brasília. Brasília (DF).

 

Downloads

Publicado

2015-03-31

Como Citar

Grison, E. M. C., Alves, V. P., & Faleiros, V. de P. (2015). O imaginário de um grupo de cuidadores de idosos institucionalizados no cotidiano asilar. Revista Kairós-Gerontologia, 18(1), 177–197. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i1p177-197

Edição

Seção

Artigos