Os idosos e a Seicho No Ie

Autores

  • Thuam Silva Rodrigues PUC-SP
  • Flamínia Manzano Moreira Lodovici PUC-SP
  • Elisabeth Frohlich Mercadante PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i1p321-335

Palavras-chave:

Seicho No Ie, Religião, Idosos.

Resumo

A relação envelhecimento e religião vem sendo atualmente mais difundida na literatura científica e acadêmica; a religião seria, para o ser humano, um parâmetro de organização de condutas, e interpretação de experiência, em situações distintas de enfrentamento das condições da vida, em qualquer cultura, e em todas as faixas etárias, o que ajudaria de forma positiva a vivenciar o processo de envelhecimento e velhice. Os dados demográficos evidenciam dinâmicas de deslocamento de pessoas entre os diversos grupos religiosos existentes no país, dentre elas, a Seicho no Ie ( SNI), que se destaca precisamente em razão de se constituir muito mais de adeptos brasileiros não-orientais do que de descendentes de imigrantes japoneses. Esta mudança de religião, porém, só se efetuará plenamente se for realizada no simbólico. O simbólico transita pela alteridade, pela diferença e pela metáfora, e produz um novo sentido. As religiões se constituem, antes de tudo, como fontes de capital simbólico, dando sentido às novas experiências. A metodologia da pesquisa a que este trabalho se vincula levará em conta tanto a análise quantitativa quanto a qualitativa (questionário semiestruturado). Serão selecionados 15 sujeitos. A inclusão dos sujeitos obedecerá aos seguintes critérios: idade igual ou superior a 60 anos, de ambos os sexos, que migraram de uma religião para a Seicho no Ie, e participam da mesma há mais de um ano. Da análise dos dados quantitativos será obtido o perfil sociodemográfico dos adeptos. Os dados qualitativos serão analisados, seguindo duas fases: a primeira, para identificar nas narrativas as categorias que se destacam; a segunda, para realizar a interpretação descritiva com base na literatura. Os resultados esperados revelarão, dentre outros aspectos, qual será o principal fator de migração dos idosos para Seicho no Ie. Nossa hipótese é a de que embora se filiem à Seicho No Ie, os idosos mantêm o catolicismo como um sistema simbólico.

 

Biografia do Autor

Thuam Silva Rodrigues, PUC-SP

Mestrando em Gerontologia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

 

Flamínia Manzano Moreira Lodovici, PUC-SP

Doutora em Linguística. Filiada ao Departamento de Linguística/FAFICLA/PUC-SP. Docente e Pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

 

Elisabeth Frohlich Mercadante, PUC-SP

Doutora em Ciências Sociais: Antropologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente e Pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

 

 

Downloads

Publicado

2014-03-31

Como Citar

Rodrigues, T. S., Lodovici, F. M. M., & Mercadante, E. F. (2014). Os idosos e a Seicho No Ie. Revista Kairós-Gerontologia, 17(1), 321–335. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2014v17i1p321-335

Edição

Seção

Artigos