Lembranças gustativas e alimentação em idosas entre 60 e 80 anos

Autores

  • Eliane Fátima Oliveira da Silva Universidade São Judas Tadeu. São Paulo (SP).
  • Ana Lúcia Gatti Universidade São Judas Tadeu. São Paulo (SP).
  • Rita Maria Monteiro Goulart Universidade São Judas Tadeu. São Paulo (SP).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p59-80

Palavras-chave:

Nutrição, Emoção, Psicologia.

Resumo

Este artigo é parte de dissertação de mestrado em Ciências do Envelhecimento. Relata pesquisa de campo, exploratória, de corte transversal, qualitativa, com análise do discurso em base fenomenológica realizada com dez idosas de São Paulo. Foi possível verificar que as lembranças infantis alimentares estão presentes no cotidiano das idosas e interferem nas escolhas atuais; as recordações podem ser agradáveis ou não, e os eventos alimentares e religiosos apresentam-se interligados. As limitações da pesquisa não permitem generalizações, mas contribuem com o aumento de informações, especialmente as qualitativas, referentes a interferências no processo de envelhecimento, dentre as quais destaca-se a questão afetiva das memórias para dificultar a manutenção de dietas.

Biografia do Autor

Eliane Fátima Oliveira da Silva, Universidade São Judas Tadeu. São Paulo (SP).

Psicóloga. Mestra em Ciências do Envelhecimento. Universidade São Judas Tadeu. São Paulo (SP).

 

Ana Lúcia Gatti, Universidade São Judas Tadeu. São Paulo (SP).

Psicóloga. Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente do Programa de Mestrado em Ciências do Envelhecimento. Universidade São Judas Tadeu. São Paulo (SP).

 

Rita Maria Monteiro Goulart, Universidade São Judas Tadeu. São Paulo (SP).

Nutricionista e Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Mestrado Interdisciplinar de Ciências do Envelhecimento. Universidade São Judas Tadeu. São Paulo (SP).

 

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Silva, E. F. O. da, Gatti, A. L., & Goulart, R. M. M. (2015). Lembranças gustativas e alimentação em idosas entre 60 e 80 anos. Revista Kairós-Gerontologia, 18(2), 59–80. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p59-80

Edição

Seção

Artigos