Marco do envelhecimento feminino, a menopausa: sua vivência, em uma revisão de literatura

Autores

  • Natalia Lemes Siqueira Aguiar de Souza Faculdades Integradas Teresa D’ Ávila. Lorena (SP).
  • Claudia Lysia de Oliveira Araújo Faculdades Integradas Teresa D`Ávila. Lorena (SP).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p149-165

Palavras-chave:

Enfermagem, Menopausa, Envelhecimento feminino, Meia-idade, Velhice.

Resumo

Fases ou períodos marcam a vida das mulheres, marcos concretos e objetivos, que sinalizam as diferentes passagens do seu viver, sendo uma dessas fases a menopausa, que é quando a mulher, em geral na faixa etária de 40 aos 60 anos (ou meia-idade), tem o cessamento da capacidade reprodutiva ― com repercussões muito relativas e particulares, mas consideráveis em seus efeitos subjetivos, e que se desdobram, positiva ou negativamente, à velhice. Este estudo tem o objetivo de conhecer a produção relacionada à percepção do conhecimento das mulheres sobre essa fase da menopausa, quais os impactos que lhe são relacionados, como estes podem ser enfrentados e, a partir daí, ressignificados. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa, do tipo revisão bibliográfica, e realizado a partir de determinados critérios de inclusão: que abordem especificamente a temática proposta; em língua portuguesa; disponíveis na sua íntegra nas bases de dados selecionadas; restritos aos últimos quatorze anos (2000-2014). Como resultados, foram encontrados 21 artigos relacionados à busca empreendida e, justamente por apenas oito atenderem ao elenco de critérios propostos, é que se buscou desdobrarem-se um pouco mais as reflexões; enfatiza-se que é importante, acima de tudo, que as mulheres tenham acesso à informação científica em saúde para que possam compreender, no seu processo de envelhecimento, as mudanças da menopausa, e continuarem se preparando para sua entrada na velhice.

 

Biografia do Autor

Natalia Lemes Siqueira Aguiar de Souza, Faculdades Integradas Teresa D’ Ávila. Lorena (SP).

Aluna da Graduação de Enfermagem das Faculdades Integradas Teresa D’ Ávila e bolsista PIBIC-CNPq.

 

Claudia Lysia de Oliveira Araújo, Faculdades Integradas Teresa D`Ávila. Lorena (SP).

Professor Titular II, Faculdades Integradas Teresa D’ Ávila, Lorena (SP). Pós-Doutora e Doutora, pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto, da Escola de Enfermagem da USP. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação das Faculdades de Ciências Médicas – Unicamp. Atualmente é professora da Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação - Faculdades Integradas Teresa D`Ávila. Coordenadora do Curso de Pós-Graduação Urgência e Emergência: PS e UTI.

 

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Souza, N. L. S. A. de, & Araújo, C. L. de O. (2015). Marco do envelhecimento feminino, a menopausa: sua vivência, em uma revisão de literatura. Revista Kairós-Gerontologia, 18(2), 149–165. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p149-165

Edição

Seção

Artigos