Uma revisão integrativa dos aspectos da mastigação em idosos

Autores

  • Danielle Nunes Moura e Silva Programa Mais Vida e preceptora da Residência Multiprofissional do HC-UFMG. Pessoa jurídica/sócia da Fono Mais Fonoaudiologia, prestadora de serviço a HMB Saúde/Captamed.
  • Helena Maria Gonçalves Becker Graduação em Medicina/ UFMG. Programas de Pós-Graduação da Saúde da Criança e Adolescente e Ciências Fonoaudiológicas da Faculdade de Medicina/UFMG.
  • Erica de Araújo Brandão Couto Departamento de Fonoaudiologia, da Faculdade de Medicina da UFMG na área de Linguagem Oral e Escrita.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i3p193-211

Palavras-chave:

Idoso, Envelhecimento, Saúde do Idoso, Mastigação, Revisão.

Resumo

Objetivo: Realizar revisão sobre mastigação em idosos. Métodos: Busca por artigos sobre mastigação em idosos nas  bases de dados Lilacs, SciELO, Web of Science e MEDLINE. Resultados: Foram selecionados dezenove estudos. Dois recursos metodológicos foram os mais utilizados: avaliação objetiva e entrevistas de autopercepção. Quanto à mastigação, a maioria foi classificada como insatisfatória. Conclusão: Há escassez de estudos e não há padronização do método mais adequado para avaliação da mastigação em idosos.

 

Biografia do Autor

Danielle Nunes Moura e Silva, Programa Mais Vida e preceptora da Residência Multiprofissional do HC-UFMG. Pessoa jurídica/sócia da Fono Mais Fonoaudiologia, prestadora de serviço a HMB Saúde/Captamed.

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal deMinas Gerais. Especialização em Motricidade Orofacial: Disfagia e FonoaudiologiaHospitalar pela FONOHOSP/Chancelado pelo CEFAC. Mestrado em Ciências Fonoaudiológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Fonoaudióloga do HC-UFMG no Instituto Jenny de Andrade Faria, atuando como integrante da equipemultiprofissional do Programa Mais Vida e preceptora da Residência Multiprofissional do HC-UFMG. Também é Fonoaudióloga - pessoa jurídica/sócia da Fono Mais Fonoaudiologia,prestadora de serviço a HMB Saúde/Captamed.

 

Helena Maria Gonçalves Becker, Graduação em Medicina/ UFMG. Programas de Pós-Graduação da Saúde da Criança e Adolescente e Ciências Fonoaudiológicas da Faculdade de Medicina/UFMG.

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, Residência em Otorrino no Hospital das Clínicas da UFMG. Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professora Associada 3 do Departamento de Otorrinolaringologia da Universidade Federal de Minas Gerais, preceptora de Residência em ORL do Hospital das Clínicas UFMG, Coordenadora do Ambulatório Multidisciplinar do Respirador Oral do HC UFMG desde 2003, Coordenadora de Disciplinas de ORL da Graduação em Medicina/ UFMG. Orientadora plena nos Programas de Pós-Graduação da Saúde da Criança e Adolescente e Ciências Fonoaudiológicas da Faculdade de Medicina/UFMG.

 

Erica de Araújo Brandão Couto, Departamento de Fonoaudiologia, da Faculdade de Medicina da UFMG na área de Linguagem Oral e Escrita.

Graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula, é fonoaudióloga graduada pela Universidade Estácio de Sá, mestre em Educação Especial - Purdue University. Doutora em Estudos Linguísticos pela Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG. Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG na área de Linguagem Oral e Escrita, atuando na avaliação e reabilitação dos distúrbios adquiridos e degenerativos de fala e linguagem (afasia, disartria, apraxia e demências).

 

Downloads

Publicado

2015-09-30

Como Citar

Silva, D. N. M. e, Becker, H. M. G., & Couto, E. de A. B. (2015). Uma revisão integrativa dos aspectos da mastigação em idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 18(3), 193–211. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i3p193-211

Edição

Seção

Artigos