Transtorno de acumulação compulsiva de idosos: Possibilidades de cuidados e questões de saúde pública.

Autores

  • Eliana Novaes Procopio de Araujo Doutoranda em Ciências da Saúde. Faculdade de Saúde Pública-USP
  • Vandymeire Gonçalves Santos Assistente Social na Prefeitura Municipal de Guarulhos na função/cargo de Coordenação de Saúde Mental, articulação da RAPS- Rede de Atenção Psicossocial e RIAPAC – Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa com Acumulação Compulsiva na Região de Saúde II – Cantareira/Guarulhos.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i4p81-100

Palavras-chave:

Transtorno de Acumulação Compulsiva, Pessoa Idosa, Saúde Pública.

Resumo

Este artigo relata o fenômeno do aumento do índice do transtorno de acumulação compulsiva por parte de pessoas idosas, que são fascinadas e controladas pelas coisas, objetos, animais e, em alguns casos, tornando suas próprias casas espaços inabitáveis, em função da quantidade de itens que guardam. O transtorno de acumulação compulsiva se caracteriza como uma doença com necessidade de intervenção. O aumento significativo de casos do transtorno de acumulação compulsiva por idosos foi detectado por meio de visitas realizadas pelo Núcleo de Apoio à Atenção Saúde da Família (NASF). O relato aborda a compreensão da temática do assunto e relata possibilidades de cuidados e enfrentamento aos desafios na atenção subjetiva da pessoa idosa e questões de saúde pública.

 

 

Biografia do Autor

Eliana Novaes Procopio de Araujo, Doutoranda em Ciências da Saúde. Faculdade de Saúde Pública-USP

Psicóloga, Doutoranda em Ciências da Saúde na Faculdade de Saúde Pública-USP, Mestre em Gerontologia pela PUC-SP, Especialista em Gerontologia pela SBGG-SP, Docente do Instituto Sedes Sapientae, Diretoria do Observatório da Longevidade. Autora do livro: Práticas psicogerontológicas nos cuidados de idosos (2012). São Paulo (SP): Juruá.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/ 2683924518120436

 

 

Vandymeire Gonçalves Santos, Assistente Social na Prefeitura Municipal de Guarulhos na função/cargo de Coordenação de Saúde Mental, articulação da RAPS- Rede de Atenção Psicossocial e RIAPAC – Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa com Acumulação Compulsiva na Região de Saúde II – Cantareira/Guarulhos.

Assistente Social e Especialista em Gerontologia e em Saúde – Assistente Social na Prefeitura Municipal de Guarulhos na função/cargo de Coordenação de Saúde Mental, articulação da RAPS- Rede de Atenção Psicossocial e RIAPAC – Rede Intersetorial de Atenção à Pessoa com Acumulação Compulsiva na Região de Saúde II – Cantareira/Guarulhos. Membro do Grupo Condutor Municipal de Guarulhos da RAPS, componente do Grupo Condutor Municipal de Guarulhos da RIAPAC. Compões o GT de Cuidados Integral da Saúde do DARAS- Departamento de Articulação de Redes de Atenção à Saúde do Município de Guarulhos.

 

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Araujo, E. N. P. de, & Santos, V. G. (2015). Transtorno de acumulação compulsiva de idosos: Possibilidades de cuidados e questões de saúde pública. Revista Kairós-Gerontologia, 18(4), 81–100. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i4p81-100

Edição

Seção

Artigos