Hábitos de lazer e atividade física durante o curso de vida em idosos praticantes de dança

Autores

  • Priscila Rodrigues Gil Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
  • Inês Amanda Streit Programa de Doutorado em Ciências do Movimento Humano na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).
  • Andressa Ribeiro Contreira Programa de Doutorado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e membro do Grupo Pró-Esporte.
  • Maira Naman Departamento de Educação Física da Fundação Universidade Regional de Blumenau.
  • Giovana Zarpellon Mazo Grupo de Pesquisa do CNPq, Atividade Física, Saúde e Envelhecimento, que faz parte do Laboratório de Gerontologia (LAGER) do CEFID/UDESC. É Coordenadora do Programa de Extensão Universitária Grupo de Estudos da Terceira Idade (GETI). UDESC.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p227-245

Palavras-chave:

Idoso, Atividades de Lazer, Atividade Física, Dança.

Resumo

A dança tem sido uma forte aliada à promoção de saúde, ao propiciar aprendizagem de ritmos variados, o que instiga a participação do público idoso.  O objetivo deste estudo foi analisar os hábitos pregressos e atuais de atividade física e de lazer em idosos praticantes de dança de um programa de extensão universitária. Por meio de ficha diagnóstica, entrevista semiestruturada e diário de campo, observou-se que a dança fez parte do curso de vida da maioria dos participantes, apresentando benefícios biopsicossociais nas diferentes fases. Entende-se que a dança pode ser uma atividade física que, praticada ao longo da vida, poderá contribuir para um envelhecimento ativo.

 

Biografia do Autor

Priscila Rodrigues Gil, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Graduada em Educação Física, Licenciatura, pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

 

Inês Amanda Streit, Programa de Doutorado em Ciências do Movimento Humano na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Graduada em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (RS). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutoranda em Ciências do Movimento Humano na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

E-mail: inesamanda@gmail.com

Andressa Ribeiro Contreira, Programa de Doutorado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e membro do Grupo Pró-Esporte.

Graduada em Educação Física, Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização em Atividade Fisica, Desempenho Motor e Saúde (UFSM). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e membro do Laboratório de Distúrbios da Aprendizagem e do Desenvolvimento (LADADE). Doutoranda em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e membro do Grupo Pró-Esporte.

 

Maira Naman, Departamento de Educação Física da Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Graduada em Educação Física, pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Especialista em Gerontologia, pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Professora do Departamento de Educação Física da Fundação Universidade Regional de Blumenau.

 

Giovana Zarpellon Mazo, Grupo de Pesquisa do CNPq, Atividade Física, Saúde e Envelhecimento, que faz parte do Laboratório de Gerontologia (LAGER) do CEFID/UDESC. É Coordenadora do Programa de Extensão Universitária Grupo de Estudos da Terceira Idade (GETI). UDESC.

Giovana Zarpellon Mazo - Graduada em Educação Física, pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestrado em Ciências do Movimento Humano, pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (Portugal). Atualmente, é professora efetiva com dedicação integral no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq-nível 2, líder do Grupo de Pesquisa do CNPq, Atividade Física, Saúde e Envelhecimento, que faz parte do Laboratório de Gerontologia (LAGER) do CEFID/UDESC, ao qual coordena. É Coordenadora do Programa de Extensão Universitária Grupo de Estudos da Terceira Idade (GETI), implantado na UDESC, em 1989.

 

Downloads

Como Citar

Gil, P. R., Streit, I. A., Contreira, A. R., Naman, M., & Mazo, G. Z. (2015). Hábitos de lazer e atividade física durante o curso de vida em idosos praticantes de dança. Revista Kairós-Gerontologia, 18(2), 227–245. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p227-245

Edição

Seção

Artigos