Memória e história de vida: dando voz às pessoas idosas

Autores

  • Tatiane Dias Casimiro Valença Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Departamento de Saúde 1.
  • Luciana Araújo dos Reis Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGM/UESB). Departamento de Saúde 1; Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre o Envelhecimento e Obesidade (UESB – CNPq).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p265-281

Palavras-chave:

Pessoa Idosa, Memória, História de vida, Narrativa, Identidade.

Resumo

Este estudo objetiva uma reflexão teórica a respeito da importância de dar voz e escutar a memória coletiva e a história de vida de pessoas idosas, uma vez que estas podem contribuir para sua própria identidade, como também para a propagação de saberes para outras gerações. É notório que a sociedade contemporânea não outorga a essa parcela da população o devido valor e respeito, sendo que, muitas vezes as pessoas idosas são vistas como sem função. No entanto, a pessoa idosa deve ser compreendida como ser social, potencial transmissor de memória dos grupos sociais a que pertence e patrimônio para a sociedade.

 

Biografia do Autor

Tatiane Dias Casimiro Valença, Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Departamento de Saúde 1.

Fisioterapeuta. Doutoranda do Programa de Pós- Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGM/UESB); Professora do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Departamento de Saúde 1.

 

Luciana Araújo dos Reis, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGM/UESB). Departamento de Saúde 1; Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre o Envelhecimento e Obesidade (UESB – CNPq).

Fisioterapeuta. Doutora em Ciências da Saúde (UFRN); Professora dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Memória: Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGM/UESB); Professora do Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Departamento de Saúde 1; Grupo de Pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre o Envelhecimento e Obesidade (UESB – CNPq).

 

Downloads

Como Citar

Valença, T. D. C., & Reis, L. A. dos. (2015). Memória e história de vida: dando voz às pessoas idosas. Revista Kairós-Gerontologia, 18(2), 265–281. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p265-281

Edição

Seção

Artigos