A resiliência como constructo à práxis da Enfermagem: inquietações reflexivas

Autores

  • Luzia Wilma Santana da Silva Departamento de Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas (NIEFAM).
  • Denise Maria Guerreiro Vieira da Silva Departamento de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Produtividade do CNPq. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde a Pessoas em Condição Crônica (NUCRON).
  • Danuzia Santana da Silva Enfermeira. RN, BSN, MPH. Boston University School of Public Health.
  • Flamínia Manzano Moreira Lodovici Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP. Departamento de Linguística/FAFICLA/PUC-SP. Editora Científica da Revista Kairós Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i4p101-115

Palavras-chave:

Enfermagem em Saúde Pública, Promoção da Saúde, Doença Crônica, Resiliência Psicológica.

Resumo

Trata-se de uma reflexão teórica sobre resiliência como conceito a ser considerado no cuidado de Enfermagem às pessoas em condição crônica. Resiliência tem se revelado como uma capacidade que promove a superação das adversidades do processo de viver. No estudo são discutidas multiversas compreensões sobre resiliência, à luz da literatura especializada, apresentando uma relação do conceito epistemologicamente intercruzado às abordagens psicanalíticas, desenvolvimentais, comportamentais, clínicas e socioeducativas contemporâneas. O estudo realça a necessidade de compreender as características do ser com implicações às dimensões internas e externas ao seu processo de viver-adoecer humano – os elementos pessoais do ser resiliente, que podem ser incorporados como mais uma possibilidade na práxis dos cuidados profissionais em saúde, em destaque a Enfermagem – recomendando a necessidade de reconhecer a contribuição do conceito resiliência para a indispensável mudança de paradigma em ciências da saúde, deslocando o foco da doença para a aquiescência das potencialidades da pessoa em sua inteireza e globalidade, as suas respostas adaptativas frente às adversidades no processo de viver humano – uma doença, como as de natureza crônica, sendo a palavra-chave trabalhar as potencialidades e os modos de proteção das pessoas em face ao enfrentamento da condição crônica.

Biografia do Autor

Luzia Wilma Santana da Silva, Departamento de Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas (NIEFAM).

Enfermeira. Professora PhD do Departamento de Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências da Saúde e Sociedade. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas (NIEFAM).

 

Denise Maria Guerreiro Vieira da Silva, Departamento de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Produtividade do CNPq. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde a Pessoas em Condição Crônica (NUCRON).

Enfermeira. Professora. PhD do Departamento de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina. Bolsista de Produtividade do CNPq. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Assistência em Enfermagem e Saúde a Pessoas em Condição Crônica (NUCRON).

 

Danuzia Santana da Silva, Enfermeira. RN, BSN, MPH. Boston University School of Public Health.

Enfermeira. RN, BSN, MPH. Boston University School of Public Health.

 

Flamínia Manzano Moreira Lodovici, Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP. Departamento de Linguística/FAFICLA/PUC-SP. Editora Científica da Revista Kairós Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

Linguista. Docente, Pesquisadora e Vice-Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP. Docente e Pesquisadora do Departamento de Linguística/FAFICLA/PUC-SP. Editora Científica da Revista Kairós Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

 

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Santana da Silva, L. W., Vieira da Silva, D. M. G., Santana da Silva, D., & Lodovici, F. M. M. (2015). A resiliência como constructo à práxis da Enfermagem: inquietações reflexivas. Revista Kairós-Gerontologia, 18(4), 101–115. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i4p101-115

Edição

Seção

Artigos