Estética e expectativas sociais: o posicionamento da mulher idosa sobre os recursos estéticos

Autores

  • Thais Caroline Fin Médica. Docente do Curso Tecnológico em Estética e Cosmética da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo (RS), Brasil.
  • Marilene Rodrigues Portella Enfermeira. Docente do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo (RS), Brasil.
  • Silvana Alba Scortegagna Psicóloga. Professora titular da Universidade de Passo Fundo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo (RS), Brasil.
  • Juliana Frighetto Psicóloga. Mestre em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo (RS), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i4p133-149

Palavras-chave:

Beleza, Estética, Corpo, Mulher, Velhice.

Resumo

O processo de envelhecimento é uma condição natural dos seres vivos, sendo marcado por mudanças que se operam no corpo em decorrência da fisiologia do envelhecer ou também podem ser fruto de uma construção regida por normas sociais. O estudo objetivou conhecer o posicionamento da mulher idosa sobre a utilização dos recursos estéticos em resposta às expectativas sociais. A metodologia utilizada foi a abordagem qualitativa exploratório-descritiva com um grupo de dez mulheres sexagenárias. Para a coleta e análise dos dados, optou-se pelo método focal. As inquietações para com a imagem corporal envelhecida levam a que as sexagenárias busquem nos procedimentos estéticos invasivos e cosmetológicos a melhora do físico e, consequentemente, a aceitação de si próprias. Outras mulheres recorrem aos fundamentos da religiosidade para conviver com a aparência e as modificações advindas da idade. Recomenda-se aos profissionais da saúde sua atenção para os motivos velados que orientam as pessoas na busca pelos recursos estéticos. Enquanto umas desejam apenas retardar os sinais do envelhecimento, outras sofrem emocional e psiquicamente por não atender às expectativas sociais.

 

Biografia do Autor

Thais Caroline Fin, Médica. Docente do Curso Tecnológico em Estética e Cosmética da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo (RS), Brasil.

Médica. Docente do Curso Tecnológico em Estética e Cosmética da Universidade de Passo Fundo. Mestre em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo (RS), Brasil.

 

Marilene Rodrigues Portella, Enfermeira. Docente do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo (RS), Brasil.

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo (RS), Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa Vivencer UPF/CNPq.

 

Silvana Alba Scortegagna, Psicóloga. Professora titular da Universidade de Passo Fundo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo (RS), Brasil.

Psicóloga. Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco/Itatiba (SP). Professora titular da Universidade de Passo Fundo. Docente do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo (RS), Brasil.

Juliana Frighetto, Psicóloga. Mestre em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo (RS), Brasil.

Psicóloga. Mestre em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo (RS), Brasil.

 

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Fin, T. C., Portella, M. R., Scortegagna, S. A., & Frighetto, J. (2015). Estética e expectativas sociais: o posicionamento da mulher idosa sobre os recursos estéticos. Revista Kairós-Gerontologia, 18(4), 133–149. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i4p133-149

Edição

Seção

Artigos