Nível de atividade física e hábitos no lazer de idosos centenários

Autores

  • Inês Amanda Streit Ciências do Movimento Humano; Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis (SC), Brasil.
  • Artur Rodrigues Fortunato Ciências do Movimento Humano; Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis (SC), Brasil.
  • Jodelle Chagas Machado Fisioterapia, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis (SC), Brasil.
  • Eduardo Hauser Programa de Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis (SC), Brasil
  • Giovana Zarpellon Mazo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC. Departamento de Educação Física, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis (SC), Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i4p165-177

Palavras-chave:

Idosos de 80 anos ou mais, Atividades de Lazer, Nível de Atividade Física.

Resumo

O objetivo deste estudo é comparar o nível de atividade física com a prática de determinadas atividades no lazer de idosos centenários de Florianópolis (SC), Brasil, e seus efeitos sobre os idosos. A amostra foi de 23 centenários, com média de idade de 101,7 (DP=2,0 anos). A média de passos/dia foi de 641,23 (DP=655,83) e os idosos que “visitam parentes e amigos” e “fazem compras”, ambas as atividades realizadas fora do ambiente domiciliar, apresentaram melhor nível de atividade física em relação aos que não praticavam estes hábitos no lazer, respectivamente.

 

Biografia do Autor

Inês Amanda Streit, Ciências do Movimento Humano; Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis (SC), Brasil.

Doutoranda em Ciências do Movimento Humano; Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis (SC), Brasil.

 

Artur Rodrigues Fortunato, Ciências do Movimento Humano; Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis (SC), Brasil.

Mestrando em Ciências do Movimento Humano; Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis (SC), Brasil.

Jodelle Chagas Machado, Fisioterapia, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis (SC), Brasil.

Graduanda em Fisioterapia, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis (SC), Brasil.

Eduardo Hauser, Programa de Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis (SC), Brasil

Mestrando do Programa de Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis (SC), Brasil. Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

 

Giovana Zarpellon Mazo, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC. Departamento de Educação Física, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis (SC), Brasil.

Doutora em Ciências do Desporto (Universidade do Porto, Portugal). Professora Adjunta da UDESC, no CEFID. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID/UDESC. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Docente do Departamento de Educação Física, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis (SC), Brasil.

E-mail: gzmazo@gmail.com

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Streit, I. A., Fortunato, A. R., Machado, J. C., Hauser, E., & Mazo, G. Z. (2015). Nível de atividade física e hábitos no lazer de idosos centenários. Revista Kairós-Gerontologia, 18(4), 165–177. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i4p165-177

Edição

Seção

Artigos