Atuação fonoaudiológica junto a idosos: uma experiência em Centro-Dia

Autores

  • Patricia Rodrigues Sanine Saúde Coletiva, Faculdade de Medicina de Botucatu (SP) (Unesp).
  • Charles José Roque Departamento de Saúde Pública, área de concentração Saúde Coletiva/Envelhecimento e Saúde. Faculdade de Medicina de Botucatu (SP), (Unesp).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p459-471

Palavras-chave:

Fonoaudiologia, Idosos dependentes, Serviços de Saúde para Idosos.

Resumo

Pretende-se compartilhar uma maneira de operacionalizar determinada atuação interdisciplinar, com foco na autonomia do sujeito e na mudança de paradigmas, visando a romper com estigmas e expressões comumente associadas à velhice, como doença e incapacidade. Espera-se que a proposta apresentada possa contribuir com possibilidades de valorização da integralidade no cuidado e a melhoria de vida deste grupo populacional.

 

Biografia do Autor

Patricia Rodrigues Sanine, Saúde Coletiva, Faculdade de Medicina de Botucatu (SP) (Unesp).

Doutoranda em Saúde Coletiva, Faculdade de Medicina de Botucatu (SP) (Unesp). Graduada em Fonoaudiologia, Pós-Graduada em Psicopedagogia, Mestra em Saúde Coletiva, Especialista em Avaliação de Serviços de Saúde. Filiada ao Departamento de Saúde Pública, área de concentração Saúde Coletiva/Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Faculdade de Medicina de Botucatu (SP).

 

Charles José Roque, Departamento de Saúde Pública, área de concentração Saúde Coletiva/Envelhecimento e Saúde. Faculdade de Medicina de Botucatu (SP), (Unesp).

Mestre em Saúde Coletiva, Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Botucatu (SP), (Unesp). Departamento de Saúde Pública, área de concentração Saúde Coletiva/Envelhecimento e Saúde. Graduado em Psicologia,  Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Bauru (SP). Atuação em Centro-Dia para pessoas Idosas (2011-2014). Atualmente atua no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Novo Horizonte (SP). Também executa projeto na Educação Infantil e Ensino Fundamental de Novo Horizonte, via Grupo Expoente.

 

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Sanine, P. R., & Roque, C. J. (2015). Atuação fonoaudiológica junto a idosos: uma experiência em Centro-Dia. Revista Kairós-Gerontologia, 18(2), 459–471. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18i2p459-471

Edição

Seção

Relato de Experiência