A sabedoria do erotismo na velhice

Autores

  • Ricardo Iacub Licenciado en Psicología. Doctor en Psicología. Prof. Asociado Facultad de Psicología, Universidad de Buenos Aires. Docente de posgrado. Investigador y Codirector de proyectos. Facultad de Psicología. Investigador en el Curso de Postgrado en Psicogerontología (UBA), Buenos Aires (Argentina) y la Universidad de Mar del Plata y Rosario (Argentina).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial20p87-102

Palavras-chave:

Sabedoria, Erotismo, Velhice

Resumo

O objetivo deste artigo é articular os conceitos de sabedoria e erotismo, a fim de considerar os recursos positivos do idoso em relação à sexualidade ao longo da vida. Conhecer as formas, em que os prazeres eróticos redimensionam numa fase vital, em que se podem encontrar restrições físicas e culturais, pode ser de grande valor tanto em nível individual como social. A sabedoria do erotismo busca configurar-se como um recurso cognitivo, reflexivo e emocional que está em conformidade para tratar variadas circunstâncias biológicas e culturais sobre a sexualidade. Dessa forma, formas alternativas de prazeres que reforçariam a integridade pessoal. Em conclusão, os idosos, quando enfrentam determinadas alterações que limitam ou impedem o ato sexual, apresentam as três seguintes alternativas: - eles multiplicam as áreas disponíveis de diversão, tais como fantasiar e encontrar modos de apreciar uns aos outros; - aumentar a importância da troca amorosa de casal, e - encontrar possíveis formas alternativas para desfrutar da beleza. Este capítulo é baseado em fontes teóricas e dados empíricos obtidos por meio da pesquisa qualitativa.

Como Citar

Iacub, R. (2016). A sabedoria do erotismo na velhice. Revista Kairós-Gerontologia, 18(Especial20), 87–102. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial20p87-102