Inteligência reflexiva e argumentação como ferramentas de construção do bem-estar psicológico

Autores

  • Mónica Lópes Docente investigadora. Integrante de la Cátedra de Tercera Edad y Vejez de la Facultad de Psicología. Psicóloga - Especialista en Mediana Edad y Vejez. Universidad de Buenos Aires, UBA. Buenos Aires, Argentina.
  • Luciana Machluk Docente investigadora. Especialista en Mediana Edad y Vejez. Integrante de la Cátedra de Tercera Edad y Vejez de la Facultad de Psicología. Universidad de Buenos Aires, UBA. Buenos Aires, Argentina.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial21p31-44

Palavras-chave:

Reflective Inteligência, Argumentação, Bem-estar psicológico

Resumo

O objetivo deste artigo é explicar os efeitos positivos que ocorrem, em participantes adultos mais velhos UPAMI, ao participarem do workshop "Inteligência reflexiva: A arte de argumentar". Este dispositivo é um facilitador para os participantes refletirem sobre seus próprios pensamentos, gerando processos de argumentação e discussões em grupo. Baseamos nossa prática nas teorias da argumentação, nas leis retóricas, nos fundamentos do pensamento crítico, na assertividade na comunicação e no falar em público. Para investigar o impacto que teve a oficina na subjetividade de seus participantes, e em suas relações diárias, foi realizada uma pesquisa final. Ela baseia-se nos resultados da mesma à medida que aprofundou dimensões de bem-estar psicológico. Entre as respostas mais frequentes são: virtudes na coragem, sabedoria, conhecimento e temperança; a partir daí, ter sido praticada a perseverança, a abertura de espírito e a auto-regulação. Os participantes levantaram seus níveis de capacitação, sua capacidade de reflexão e auto-eficácia sobre técnicas argumentativas, acarrentando-lhes o aumento de seu bem-estar psicológico.

Como Citar

Lópes, M., & Machluk, L. (2016). Inteligência reflexiva e argumentação como ferramentas de construção do bem-estar psicológico. Revista Kairós-Gerontologia, 18(Especial21), 31–44. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial21p31-44