Programas de preparação para aposentadoria como facilitadores do potencial humano

Autores

  • Ricardo Iacub Licenciado en Psicología. Doctor en Psicología. Prof. Asociado Facultad de Psicología, Universidad de Buenos Aires. Docente de posgrado. Investigador y Codirector de proyectos. Facultad de Psicología. Investigador en el Curso de Postgrado en Psicogerontología (UBA), Buenos Aires (Argentina) y la Universidad de Mar del Plata y Rosario (Argentina).
  • Luciana Machluk Licenciada en Psicología. Docente investigadora. Especialista en Mediana Edad y Vejez.Integrante de la Cátedra de Tercera Edad y Vejez de la Facultad de Psicología. Universidad de Buenos Aires, UBA. Buenos Aires, Argentina.
  • Mariana Mansinho Licenciada en Psicología de la Universidad de Buenos Aires (UBA). Docente de la Cátedra Psicología de la Tercera Edad y Vejez, Facultad de Psicología, Universidad de Buenos Aires.
  • María Victoria Salamé Licenciada en Psicología de la Universidad de Buenos Aires (UBA). Docente de la Cátedra Psicología de la Tercera Edad y Vejez, Facultad de Psicología, Universidad de Buenos Aires.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial21p85-97

Palavras-chave:

Pessoas idosas, Preparação para a aposentadoria, Potencial humano

Resumo

Neste artigo, vamos explicar o conceito do programa de preparação para a aposentadoria e seus benefícios. A sociedade prepara os indivíduos para o trabalho, mas será que os prepara para a aposentadoria? A aposentadoria implica a reorganização e construção de projetos para alcançar bem-estar e um objetivo claro. Programas de preparação para a aposentadoria são opções eficazes para as pessoas não passarem por uma instabilidade emocional. Estes programas incentivam a reflexão e ajudam a construir estratégias para enfrentar a mudança. As pessoas nesses programas são capazes de enfrentar as mudanças em suas vidas. Eles podem pensar em suas oportunidades de carreira e elas podem repensar o que eles adiam. Essas pessoas se reconectam com suas vocações adiadas. Eles reconsideram suas obrigações e da forma como eles querem acabar com suas carreiras. As pessoas notam uma diferença em seu pensamento subjetivo quando elas começam a participar nos programas de preparação para aposentadoria. Tudo isso torna-as protagonistas do seu presente e de seu futuro.

Como Citar

Iacub, R., Machluk, L., Mansinho, M., & Salamé, M. V. (2016). Programas de preparação para aposentadoria como facilitadores do potencial humano. Revista Kairós-Gerontologia, 18(Especial21), 85–97. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial21p85-97