Sessões de reminiscências em oficinas sociais preventivas, uma abordagem de grupo

Autores

  • Mirta Scolni Lic. en Psicología. Especialista en Gerontología Comunitaria e Institucional. Docente e Investigadora de la Universidad Nacional de Mar del Plata (UNMdP). Integrante del grupo de investigación en Evaluación Psicológica.
  • Alicia Zrinovich Licenciada en Psicología. Docente e Investigadora de la Universidad Nacional de Mar del Plata. Integrante del Grupo de Investigación en Evaluación Psicológica. Especializanda en Gerontología Institucional y Comunitaria por la UNMdP. Docente en cursos de promoción de calidad de vida para adultos mayores.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial21p99-108

Palavras-chave:

Reminiscência, Idosos, Prevenção, Psicologia Positiva

Resumo

Neste artigo, os autores compartilham sua experiência na coordenação de oficinas de reminiscência por muitos anos. Essas oficinas foram bem-sucedidos na obtenção de bons resultados na prevenção primária em idosos. Entendemos reminiscência como "uma atividade organizada de complexidade mental, que tem um importante propósito instrumental: permitindo um tema que reafirme a auto-estima das pessoas idosas, quando suas habilidades psicofísicas e relacionais começam a perder a vitalidade." (Salvarezza, 1988, p. 112). O objetivo principal foi destinada à prevenção social, portanto, procurando incentivar o desenvolvimento de laços afetivos entre pares, a participação em novas áreas de relacionamento e à integração da comunidade. Trabalhando a partir da perspectiva da Psicologia Positiva, redirecionando o foco de atenção de deficiências a forças humanas e focar o trabalho sobre as histórias de vida dos participantes, a ideia foi aumentar a autonomia, a auto-estima do indivíduo e fortalecer seu senso de identidade.

Como Citar

Scolni, M., & Zrinovich, A. (2016). Sessões de reminiscências em oficinas sociais preventivas, uma abordagem de grupo. Revista Kairós-Gerontologia, 18(Especial21), 99–108. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2015v18iEspecial21p99-108