A Enfermagem dá o tom no atendimento humanizado aos idosos institucionalizados?

Autores

  • Bernadete de Oliveira Gerontologia, COGEAE/PUC-SP.
  • Maria Helena Villas Bôas Concone Gerontologia/PUC-SP.
  • Sandra Regina Pelisser Souza Especialização em Gerontologia, PUC-SP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i1p239-254

Palavras-chave:

Humanização, Instituição de Longa Permanência, Cuidado ao Idoso.

Resumo

O presente artigo nasceu no interesse de conhecer a reflexão de enfermeiras sobre a humanização nos cuidados que prestam aos idosos nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs), considerando ser “a enfermagem que dá o tom no atendimento” ao idoso institucionalizado, pois tanto presta cuidados quanto supervisiona cuidadoras e outros profissionais que trabalham na instituição. A partir da análise de duas entrevistas concedidas por enfermeiras, percebeu-se que a compreensão da humanização é essencial para que os cuidados humanizados se integrem, a partir do protagonismo das necessidades dos idosos e estejam na essência do cuidado que o idoso deseja e merece receber, melhorando a qualidade de vida do usuário e da assistência nas ILPIs. Nesse sentido, é de suma importância que a Enfermagem, através de uma maior compreensão da humanização, que vai muito além da teoria, outorgue cuidados centralizados nos idosos e em suas singularidades.

Palavras-chave: Humanização; Instituição de Longa Permanência; Cuidado ao Idoso. 

Biografia do Autor

Bernadete de Oliveira, Gerontologia, COGEAE/PUC-SP.

Bernadete de Oliveira – Graduada em Fisioterapia, Mestre em Gerontologia e Doutora em Ciências Sociais: Antropologia, PUC-SP. Professora-convidada em cursos na COGEAE/PUC-SP, no OLHE-Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento e na UNIP EAD, Alphaville, Barueri.

E-mail: bbell_o@yahoo.com.br

Maria Helena Villas Bôas Concone, Gerontologia/PUC-SP.

Maria Helena Villas Bôas Concone - Graduada em Ciências Sociais. Mestrado e Doutorado em Antropologia. Professora-Titular do Departamento de Antropologia, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Docente e Pesquisadora dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Faculdade de Ciências Sociais) e em Gerontologia (Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde), da PUC-SP.

E-mail: mhconcone@yahoo.com.br

Sandra Regina Pelisser Souza, Especialização em Gerontologia, PUC-SP.

Sandra Regina Pelisser Souza – Advogada e psicóloga, atuando na área institucional de ILPIs. Especialista em Gerontologia/PUC-SP.

E-mail: sandra4929@terra.com.br

Downloads

Publicado

2016-03-30

Como Citar

Oliveira, B. de, Concone, M. H. V. B., & Souza, S. R. P. (2016). A Enfermagem dá o tom no atendimento humanizado aos idosos institucionalizados?. Revista Kairós-Gerontologia, 19(1), 239–254. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i1p239-254

Edição

Seção

Artigos