Nos tempos dos becos de Goiás... Poiesis, Temporalidade e Velhice em Cora Coralina

Autores

  • Priscilla Melo Ribeiro de Lima Psicologia, da Faculdade de Educação (PPGP-UFG), da Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, Goiás.
  • Sostenes Cezar de Lima Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), Anápolis, Goiás.
  • Terezinha de Camargo Viana Universidade de Brasília, UnB, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, Brasília, Distrito Federal.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i2p201-226

Palavras-chave:

Velhice, Poiesis, Psicanálise, Temporalidade, Cora Coralina.

Resumo

O artigo aborda a poiesis e a temporalidade na velhice. Compreendemos a poiesis a partir da ideia aristotélica de construção de si mesmo possibilitada na escrita. Nos aportes teóricos, utilizamos as concepções de tempo e narrativa de Ricœur, a compreensão psicanalítica freudiana de temporalidade psíquica múltipla, e as contribuições da Gerontologia Social. A experiência temporal, a consciência da finitude e a possibilidade de construção de sentido são bases estruturais da subjetividade e se manifestam nas narrativas de si. Objetivando aprofundar a compreensão da velhice, do tempo e da poiesis, analisamos poemas de Cora Coralina.

Palavras-chave: Velhice; Poiesis; Psicanálise; Temporalidade; Cora Coralina.

Biografia do Autor

Priscilla Melo Ribeiro de Lima, Psicologia, da Faculdade de Educação (PPGP-UFG), da Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, Goiás.

Priscilla Melo Ribeiro de Lima - Doutorado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília. Docente do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Educação (PPGP-UFG) da Universidade Federal de Goiás, UFG, Goiânia, Goiás.

E-mail: primlima@gmail.com

Sostenes Cezar de Lima, Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), Anápolis, Goiás.

Sostenes Cezar de Lima - Doutorado em Linguística pela Universidade de Brasília. Docente da Universidade Estadual de Goiás, UEG, Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT), Anápolis, Goiás.

E-mail: limasostenes@gmail.com

Terezinha de Camargo Viana, Universidade de Brasília, UnB, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, Brasília, Distrito Federal.

Terezinha de Camargo Viana - Pós-doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia Aplicada (ISPA) da Universidade de Lisboa, Portugal. Pesquisadora colaboradora da Universidade de Brasília, UnB, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura, Brasília, Distrito Federal.

E-mail: tcviana@unb.br

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Lima, P. M. R. de, Lima, S. C. de, & Viana, T. de C. (2016). Nos tempos dos becos de Goiás. Poiesis, Temporalidade e Velhice em Cora Coralina. Revista Kairós-Gerontologia, 19(2), 201–226. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i2p201-226

Edição

Seção

Artigos