Ageísmo: um estudo com grupos de Terceira Idade

Autores

  • Adriano da Silva Rozendo Psicologia, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis (UFMT/CUR). Coordenador da Universidade Aberta à Terceira Idade, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUR).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i3p79-89

Palavras-chave:

Ageísmo, Discriminação, Terceira Idade.

Resumo

O presente trabalho discute os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi analisar o Ageísmo em grupos de terceira idade. Inicialmente foi utilizado o Ageism Survey e, posteriormente um questionário elaborado pelo pesquisador. A discriminação por idade não foi relatada como algo rotineiro entre os participantes desta pesquisa. Entretanto, são necessários investimentos em campanhas publicitárias, políticas públicas, e pesquisas, como forma de enfrentamento ao fenômeno onde quer que ele ocorra e como quer que ocorra, com a garantia de direitos humanos ao idoso.

 

Biografia do Autor

Adriano da Silva Rozendo, Psicologia, Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis (UFMT/CUR). Coordenador da Universidade Aberta à Terceira Idade, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUR).

Adriano da Silva Rozendo - Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis (UFMT/CUR). Coordenador da Universidade Aberta à Terceira Idade, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUR).

E-mail: rozendoadriano@aol.com

Downloads

Publicado

2016-09-30

Como Citar

Rozendo, A. da S. (2016). Ageísmo: um estudo com grupos de Terceira Idade. Revista Kairós-Gerontologia, 19(3), 79–89. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i3p79-89

Edição

Seção

Artigos