Idosos em situação de rua e demandas judiciais: estudo exploratório e pistas para investigação gerontológica

Autores

  • Sabrina Almeida Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH/USP.
  • Andrea Lopes Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH/USP.
  • Renata Flores Tibyriçá Defensoria Pública. Coordenadora do Núcleo Especializado de Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública do Estado de São Paulo
  • Rita de Cássia Lima Siqueira Profissional da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social do Município de São Paulo. Proteção Social Básica Segmento Pessoa Idosa.
  • Bibiana Graeff Jurista, Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH/USP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19iEspecial22p85-108

Palavras-chave:

Idoso em situação de rua, Centro de Acolhida, Acesso à justiça.

Resumo

Idosos em situação de rua podem ter sofrido, ao longo da vida, diversas violações de direitos. O objetivo deste estudo exploratório e qualitativo é investigar se essa população relata ter demandas judiciais, a natureza das mesmas, e as expectativas quanto à resolução do caso, A maioria dos 22 participantes, usuários do Centro de Acolhida Especial para Idosos “Casa Verde”, relatou ter demanda judicial trabalhista ou previdenciária. Com a resolução do caso, pretendem comprar ou alugar imóvel para moradia, saindo da situação de rua. Apontam não receber apoio ou desconhecer detalhes dos processos. Sugere-se atenção por parte da gestão gerontológica para as demandas jurídicas dos idosos.

Palavras-chave: Idoso em situação de rua; Centro de Acolhida; Acesso à justiça.

Biografia do Autor

Sabrina Almeida, Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH/USP.

Sabrina Almeida - Mestranda em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH/USP.

E-mail: saah_kl@hotmail.com 

Andrea Lopes, Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH/USP.

Andrea Lopes - Antropóloga, Docente do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH/USP.

E-mail: andrealopes@usp.br

Renata Flores Tibyriçá, Defensoria Pública. Coordenadora do Núcleo Especializado de Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública do Estado de São Paulo

Renata Flores Tibyriçá - Defensora Pública. Coordenadora do Núcleo Especializado de Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

E-mail: rtibyrica@defensoria.sp.gov.br

Rita de Cássia Lima Siqueira, Profissional da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social do Município de São Paulo. Proteção Social Básica Segmento Pessoa Idosa.

Profissional da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social do Município de São Paulo. Proteção Social Básica Segmento Pessoa Idosa.

E-mail: rcsiqueira@prefeitura.sp.gov.br

Bibiana Graeff, Jurista, Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH/USP.

Bibiana Graeff - Jurista, Professora Doutora dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH/USP.

E-mail: bibiana.graeff@usp.br

Publicado

2016-01-30

Como Citar

Almeida, S., Lopes, A., Tibyriçá, R. F., Siqueira, R. de C. L., & Graeff, B. (2016). Idosos em situação de rua e demandas judiciais: estudo exploratório e pistas para investigação gerontológica. Revista Kairós-Gerontologia, 19(Especial22), 85–108. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19iEspecial22p85-108