Características multidimensionais de saúde de idosos com sintomas depressivos

Autores

  • Giselle Fernanda Previato Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.
  • Célia Maria Gomes Labegalini Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil.
  • Lígia Carreira Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil.
  • Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera Departamento de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i1p339-357

Palavras-chave:

Saúde do idoso, Depressão, Atenção Primária à Saúde.

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as características multidimensionais de saúde de idosos com sintomas depressivos. Estudo descritivo e exploratório, realizado com 12 idosos com pré-disposição para sintomas depressivos, avaliados por instrumentos de avaliação de humor, cognição, funcionalidade e vulnerabilidade. Os dados foram analisados em relação à frequência relativa, e discutidos à luz das políticas nacionais de saúde para idosos. Os resultados permitiram conhecer as características de saúde dos idosos com sintomas depressivos, com destaque para os idosos com pré-disposição grave, que apresentaram maior vulnerabilidade e declínio cognitivo; no entanto, idosos com pré-disposição moderada à depressão devem ser avaliados, visando à prevenção de agravos.

 

Biografia do Autor

Giselle Fernanda Previato, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná, Brasil.

Enfermeira. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem 

Célia Maria Gomes Labegalini, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil.

Enfermeira, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil.

Lígia Carreira, Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil.

Enfermeira, Professora Doutora do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil.

 

Vanessa Denardi Antoniassi Baldissera, Departamento de Enfermagem. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

Doutora em Ciências. Chefe Adjunta e professora adjunta do Departamento de Enfermagem e professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil

 

Downloads

Publicado

2016-03-30

Como Citar

Previato, G. F., Labegalini, C. M. G., Carreira, L., & Baldissera, V. D. A. (2016). Características multidimensionais de saúde de idosos com sintomas depressivos. Revista Kairós-Gerontologia, 19(1), 339–357. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i1p339-357

Edição

Seção

Artigos