A expressão de pesar e luto na internet: um estudo de caso mediante o processo de adoecimento e morte de um cônjuge

Autores

  • Heloísa Cristina Figueiredo Frizzo Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM.
  • Regina Szylit Bousso Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem, EEUSP/USP.
  • Camila Amaral Borghi Enfermagem. Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP/SP). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGE – EEUSP/SP).
  • Wilson José Alves Pedro Departamento de Gerontologia, São Carlos (SP), Brasil. Programa de Pós-Graduação Ciência, Tecnologia e Sociedade e do Programa de Mestrado Profissional – Gestão das Organizações e Sistemas Públicos.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i4p207-231

Palavras-chave:

Luto, Rede Social, Morte.

Resumo

Este trabalho objetiva compreender a utilização da mídia digital Facebook durante a experiência de adoecimento, hospitalização e morte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, por meio da Etnografia Virtual e análise narrativa. Esta prática contribuiu para: facilitar a comunicação com familiares e amigos; diminuir a solidão e o isolamento; fortalecer laços de amizade; reconhecer a rede social virtual como um espaço para a constituição de rede de apoio e comunicação; desmistificar o uso de redes sociais enquanto espaços exclusivos para lazer e entretenimento.

 

Biografia do Autor

Heloísa Cristina Figueiredo Frizzo, Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM.

Terapeuta Ocupacional (UFSCar). Mestre em Ciências Médicas/Saúde Mental (FMRP/USP). Doutora em Ciências/Escola de Enfermagem/USP/SP. Pós-doutoranda em Ciências, Tecnologia e Sociedade/UFSCar. Docente, Departamento de Terapia Ocupacional, Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM. 

Regina Szylit Bousso, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem, EEUSP/USP.

Enfermeira (EEUSP/USP). Mestrado em Enfermagem (EEUSP/SP). Doutorado em Pediátrica (EEUSP/SP). Pós-doutorado, School of Nursing Yale University (EUA). Professora Livre-Docente, Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiátrica da Escola de Enfermagem, EEUSP/USP.

 

Camila Amaral Borghi, Enfermagem. Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP/SP). Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGE – EEUSP/SP).

Enfermeira, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP/SP). Mestre em Cuidado em Saúde, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (EEUSP/USP). Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGE – EEUSP/SP).

 

Wilson José Alves Pedro, Departamento de Gerontologia, São Carlos (SP), Brasil. Programa de Pós-Graduação Ciência, Tecnologia e Sociedade e do Programa de Mestrado Profissional – Gestão das Organizações e Sistemas Públicos.

Professor Adjunto, Universidade Federal de São Carlos, Departamento de Gerontologia, São Carlos (SP), Brasil. Docente, Programa de Pós-Graduação Ciência, Tecnologia e Sociedade e do Programa de Mestrado Profissional – Gestão das Organizações e Sistemas Públicos.

 

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Frizzo, H. C. F., Bousso, R. S., Borghi, C. A., & Pedro, W. J. A. (2017). A expressão de pesar e luto na internet: um estudo de caso mediante o processo de adoecimento e morte de um cônjuge. Revista Kairós-Gerontologia, 20(4), 207–231. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i4p207-231

Edição

Seção

Artigos