Protecção social da velhice em Portugal. O caso particular dos lares de idosos

Autores

  • Ângela Simões - Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Mestre em Cuidados Paliativos. Doutora em Enfermagem. Enfermeira Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos da ULS Castelo Branco. Professor Adjunto da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal.
  • Paula Sapeta Doutora em Enfermagem Professor Coordenador da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p09-36

Palavras-chave:

Velhice, Problema social, Assistência, Lar de Idosos.

Resumo

A política de cuidados na velhice está relacionada com as alterações sociodemográficas, transformações na estrutura e dinâmica familiar, a individualização das relações sociais, centradas na autonomia e na independência. Estas alterações proporcionam uma “desproteção” aos idosos, associada a outros riscos, designadamente à maior probabilidade de doenças crónicas e incapacitantes, à necessidade de cuidados, num tempo de escassez dos cuidadores familiares disponíveis, à maior probabilidade de rendimento insuficiente, ao baixo nível de escolaridade e acesso deficitário à informação, associado a níveis escassos de participação social. Este artigo pretende apresentar uma revisão acerca da protecção social da Velhice em Portugal, realizada durante a investigação acerca da Promoção e Preservação da Dignidade em Lares de Idosos, realizada no contexto do Doutoramento em Enfermagem da Universidade de Lisboa, Portugal, concluído em novembro 2017.

 

Biografia do Autor

Ângela Simões, - Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Mestre em Cuidados Paliativos. Doutora em Enfermagem. Enfermeira Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos da ULS Castelo Branco. Professor Adjunto da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal.

Doutora em Enfermagem. Enfermeira Equipa Intra-Hospitalar de Suporte em Cuidados Paliativos da ULS Castelo Branco. Professor Adjunto da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal.

 

Paula Sapeta, Doutora em Enfermagem Professor Coordenador da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal.

Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Pós- Graduada em Cuidados Paliativos. Mestre em Sociologia. Doutora em Enfermagem Professor Coordenador da Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Portugal.

 

Downloads

Publicado

2018-03-30

Como Citar

Simões, Ângela, & Sapeta, P. (2018). Protecção social da velhice em Portugal. O caso particular dos lares de idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 21(1), 09–36. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p09-36

Edição

Seção

Artigos