Sobrecarga no cuidado de paciente idoso com demência.

Autores

  • Larissa Bombarda Dias Terapeuta Ocupacional. Residente Multiprofissional em Atenção ao Câncer da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto, SP, Brasil.
  • Lilian Castiglioni Departamento de Epidemiologia e Saúde Coletiva, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto, SP, Brasil.
  • Waldir Antonio Tognola Neurologista. Livre-Docente do Departamento de Ciências Neurológicas da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto, SP, Brasil.
  • Maysa Alahmar Bianchin Terapeuta Ocupacional. Professora Doutora-Adjunta do Departamento de Ciências Neurológicas da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Supervisora do Aprimoramento em Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e Orientadora. São José do Rio Preto, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p169-190

Palavras-chave:

Cuidador, Demência, Sobrecarga.

Resumo

Com o envelhecimento populacional, as doenças crônico-degenerativas aumentaram. As demências destacam-se devido à perda cognitiva progressiva que compromete o desempenho nas atividades cotidianas, reduzindo a autonomia e a independência. A responsabilidade pelo cuidado modifica o cotidiano dos cuidadores, causando desgaste físico e emocional. Objetiva-se avaliar o nível de sobrecarga dos cuidadores dos pacientes com demência e seus fatores, caracterizar a amostra de pacientes e cuidadores e identificar as atividades cotidianas comprometidas pela demência. Como método, o estudo descritivo, exploratório, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa/FAMERP parecer n.º 358.178, realizado de setembro a dezembro de 2013, com 31 cuidadores de pacientes com demência, atendidos no ambulatório de um hospital de referência. Os cuidadores assinaram o Termo de Consentimento Livre e Pós-Esclarecimento, sendo submetidos à aplicação dos questionários: Escala de Sobrecarga do Cuidador de Zarit e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados mostraram que, conforme o quadro de demência progride, há redução da autonomia e independência do idoso. O Teste de Qui-Quadrado de Fisher mostrou significância estatística na redução da realização de atividades de lazer, pelos idosos, antes e após o quadro de demência (p=0,0181). Dentre os cuidadores avaliados, prevaleceu o gênero feminino, com média de idade de 53±12,4 e redução da realização de atividades de lazer, pelos cuidadores, antes e após de assumirem o papel de cuidador informal (p=0,0402).   A análise estatística, utilizando a análise de correlação de Spearman, mostrou correlação entre o aumento de sobrecarga e redução da prática de atividade de lazer (p=0,0078). Como conclusões: a redução ou anulação da atividade de lazer na vida cotidiana implica na qualidade de vida desses cuidadores, o que pode ser evidenciado pela sobrecarga apresentada. Os dados indicam necessidade de atenção da equipe multiprofissional de saúde para esses cuidadores, dentre eles o terapeuta ocupacional, e possibilita uma reflexão sobre um tema relevante: o cuidado ao cuidador.

 

Biografia do Autor

Larissa Bombarda Dias, Terapeuta Ocupacional. Residente Multiprofissional em Atenção ao Câncer da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto, SP, Brasil.

Terapeuta Ocupacional. Residente Multiprofissional em Atenção ao Câncer da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto, SP, Brasil.

 

Lilian Castiglioni, Departamento de Epidemiologia e Saúde Coletiva, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto, SP, Brasil.

Professora-Doutora do Departamento de Epidemiologia e Saúde Coletiva, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto, SP, Brasil.

 

Waldir Antonio Tognola, Neurologista. Livre-Docente do Departamento de Ciências Neurológicas da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto, SP, Brasil.

Neurologista. Livre-Docente do Departamento de Ciências Neurológicas da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto, SP, Brasil.

 

Maysa Alahmar Bianchin, Terapeuta Ocupacional. Professora Doutora-Adjunta do Departamento de Ciências Neurológicas da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Supervisora do Aprimoramento em Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e Orientadora. São José do Rio Preto, SP, Brasil.

Terapeuta Ocupacional. Professora Doutora-Adjunta do Departamento de Ciências Neurológicas da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. Supervisora do Aprimoramento em Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e Orientadora. São José do Rio Preto, SP, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2018-03-30

Como Citar

Dias, L. B., Castiglioni, L., Tognola, W. A., & Bianchin, M. A. (2018). Sobrecarga no cuidado de paciente idoso com demência. Revista Kairós-Gerontologia, 21(1), 169–190. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p169-190

Edição

Seção

Artigos