O trabalho com o idoso: organização didático-pedagógica dos projetos de extensão universitária do curso de Educação Física.

Autores

  • Valeria Feijó Martins Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Porto Alegre, Brasil.
  • Andrea Kruger Gonçalves Graduação e Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p293-315

Palavras-chave:

Organização Didático-Pedagógica, Idoso, Projeto de Extensão.

Resumo

O objetivo foi analisar a organização didático-pedagógica de projetos de extensão universitária, que desenvolvem atividades físicas regulares e supervisionadas, para o público idoso. Pesquisa qualitativa com dez professores coordenadores que responderam a um questionário com perguntas abertas. Percebeu-se que as características dos projetos são similares, em sua maioria, acompanhando a evolução do estudo do envelhecimento humano, além de esclarecer como são planejadas e desenvolvidas as atividades para o público idoso.

 

Biografia do Autor

Valeria Feijó Martins, Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Porto Alegre, Brasil.

Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS. Porto Alegre, Brasil.

 

Andrea Kruger Gonçalves, Graduação e Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

Graduada em Educação Física. Mestrado em Ciências da Motricidade. Doutorado em Psicologia. Professora Associada do Curso de Educação Física, UFRGS. Atuação em nível de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2018-03-30

Como Citar

Martins, V. F., & Gonçalves, A. K. (2018). O trabalho com o idoso: organização didático-pedagógica dos projetos de extensão universitária do curso de Educação Física. Revista Kairós-Gerontologia, 21(1), 293–315. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p293-315

Edição

Seção

Artigos