Fatores associados ao evento queda em idosos assistidos pela Estratégia de Saúde da Família: Um estudo comparativo

Autores

  • Giselle Layse Andrade Buarque Fisioterapeuta. Residente em Programa de Saúde da Família, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.
  • Neciula de Paula C. P. Gomes Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória, Avaliação em Saúde e Docência na Saúde. Mestre em Fisiologia Humana. Doutora em Saúde Materno-infantil.
  • Joaquim Sérgio de Lima Neto Fisioterapeuta. Fonoaudiólogo. Mestre em Saúde Coletiva. Doutor em Avances en investigación sobre discapacidad. Professor adjunto do Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal de Pernambuco.
  • Etiene Oliveira da Silva Fittipaldi Fisioterapeuta. Especialista em Morfologia e Gerontologia. Mestre em Anatomia Patológica. Doutora em Biofísica e Bioquímica. Professora do Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p443-460

Palavras-chave:

Idosos, Acidentes por quedas, Estratégia de Saúde da Família, Envelhecimento.

Resumo

O objetivo desse estudo foi comparar os fatores associados ao evento queda entre idosos caidores e não caidores assistidos pela Estratégia de Saúde da Família no Distrito Sanitário IV. A amostra foi composta por 30 idosos divididos em dois grupos de acordo com o número de quedas nos últimos seis meses: o grupo 1 (não caidores) e o grupo 2 (caidores). Os grupos mostraram-se homogêneos quanto aos dados sociodemográficos, mobilidade e capacidade funcional. As pessoas idosas do grupo dos não caidores demonstraram realizar mais exercícios físicos do que os caidores (p = 0,04). A falta de atividade física entre idosos é um fator de risco para acidentes por quedas; desse modo, são necessárias ações que estimulem a prática regular na comunidade.

 

Biografia do Autor

Giselle Layse Andrade Buarque, Fisioterapeuta. Residente em Programa de Saúde da Família, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Fisioterapeuta. Residente em Programa de Saúde da Família, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

 

Neciula de Paula C. P. Gomes, Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória, Avaliação em Saúde e Docência na Saúde. Mestre em Fisiologia Humana. Doutora em Saúde Materno-infantil.

Fisioterapeuta. Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória, Avaliação em Saúde e Docência na Saúde. Mestre em Fisiologia Humana. Doutora em Saúde Materno-infantil.

 

Joaquim Sérgio de Lima Neto, Fisioterapeuta. Fonoaudiólogo. Mestre em Saúde Coletiva. Doutor em Avances en investigación sobre discapacidad. Professor adjunto do Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal de Pernambuco.

Fisioterapeuta. Fonoaudiólogo. Mestre em Saúde Coletiva. Doutor em Avances en investigación sobre discapacidad. Professor adjunto do Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal de Pernambuco.

 

 

Etiene Oliveira da Silva Fittipaldi, Fisioterapeuta. Especialista em Morfologia e Gerontologia. Mestre em Anatomia Patológica. Doutora em Biofísica e Bioquímica. Professora do Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal de Pernambuco.

Fisioterapeuta. Especialista em Morfologia e Gerontologia. Mestre em Anatomia Patológica. Doutora em Biofísica e Bioquímica. Professora do Departamento de Fisioterapia, Universidade Federal de Pernambuco.

 

Downloads

Publicado

2018-03-30

Como Citar

Buarque, G. L. A., Gomes, N. de P. C. P., Neto, J. S. de L., & Fittipaldi, E. O. da S. (2018). Fatores associados ao evento queda em idosos assistidos pela Estratégia de Saúde da Família: Um estudo comparativo. Revista Kairós-Gerontologia, 21(1), 443–460. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p443-460

Edição

Seção

Artigos