A (in)visibilidade dos idosos: Uma análise das matérias atuais do Jornal Gazeta do Povo

Autores

  • Bruna Aparecida Longato Luiz Acadêmica do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná.
  • Isabele Letícia de Oliveira Langer Acadêmica do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná.
  • Lilian Dias Bernardo Docente do Curso de Terapia Ocupacional, Doutora em Saúde Coletiva. Área: Políticas, Planejamento e Administração em Saúde. Filiada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, atualmente em exercício provisório na Universidade Federal do Paraná, UFPR. E-mail:

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p279-305

Palavras-chave:

Idoso, Lei, Direitos Sociais.

Resumo

Esta pesquisa teve como propósito identificar e analisar as matérias do Jornal Gazeta do Povo referente aos direitos sociais dos idosos. Foi feito um estudo exploratório descritivo, em que foram obtidas 71 publicações entre os meses de janeiro de 2016 a agosto de 2017. O direito social à saúde, dignidade e as condições de moradia foram os temas mais abordados. As matérias apontam para a conscientização da população ao orientar sobre as ações de promoção da saúde, reabilitação, adequação do ambiente residencial e proteção aos idosos em situação de violência.

 

Biografia do Autor

Bruna Aparecida Longato Luiz, Acadêmica do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná.

Acadêmica do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná.

 

Isabele Letícia de Oliveira Langer, Acadêmica do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná.

Acadêmica do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná.

 

Lilian Dias Bernardo, Docente do Curso de Terapia Ocupacional, Doutora em Saúde Coletiva. Área: Políticas, Planejamento e Administração em Saúde. Filiada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, atualmente em exercício provisório na Universidade Federal do Paraná, UFPR. E-mail:

Docente do Curso de Terapia Ocupacional, orientadora do trabalho. Doutora em Saúde Coletiva. Área: Políticas, Planejamento e Administração em Saúde. Filiada ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, atualmente em exercício provisório na Universidade Federal do Paraná, UFPR. ORCID iD: http://orcid.org/0000-0001-5234-4225.

 

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Luiz, B. A. L., Langer, I. L. de O., & Bernardo, L. D. (2018). A (in)visibilidade dos idosos: Uma análise das matérias atuais do Jornal Gazeta do Povo. Revista Kairós-Gerontologia, 21(2), 279–305. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p279-305

Edição

Seção

Artigos