Velhos trabalhadores do Mercado São Sebastião: Reflexões sobre velhice e trabalho informal

Autores

  • Maria Goretti de Almeida Pontes Assistente Social, especialista em Envelhecimento pela Universidade Federal de São Paulo.
  • Ingrid Rochelle Rêgo Nogueira Assistente Social, especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família, especialista em gerontologia titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e especialista em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p55-76

Palavras-chave:

Velhice, Trabalho, Trabalho Informal.

Resumo

O presente estudo teve como objetivo compreender os significados do trabalho e as condições de vida dos velhos trabalhadores do Mercado São Sebastião, localizado na cidade de Fortaleza, CE, Brasil. A coleta de dados foi realizada através de pesquisa bibliográfica e de campo, com observação, registro em diário de campo e aplicação de entrevista semiestruturada, tendo abordagem qualitativa e método de análise dialético hermenêutico. Os resultados apontaram que a importância do trabalho para os entrevistados está relacionada à manutenção do seu papel de provedor familiar, ao espaço de socialização proporcionado pelo labor e à garantia de uma renda suficiente para suprir as suas necessidades e as de sua família.

 

Biografia do Autor

Maria Goretti de Almeida Pontes, Assistente Social, especialista em Envelhecimento pela Universidade Federal de São Paulo.

Assistente Social, especialista em Envelhecimento pela Universidade Federal de São Paulo.

Ingrid Rochelle Rêgo Nogueira, Assistente Social, especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família, especialista em gerontologia titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e especialista em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa.

Assistente Social, especialista em Saúde Pública com ênfase em Saúde da Família, especialista em gerontologia titulada pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e especialista em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa.

 

Downloads

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Pontes, M. G. de A., & Nogueira, I. R. R. (2018). Velhos trabalhadores do Mercado São Sebastião: Reflexões sobre velhice e trabalho informal. Revista Kairós-Gerontologia, 21(3), 55–76. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p55-76

Edição

Seção

Artigos