Influência da dupla tarefa no desempenho funcional de idosos institucionalizados e não institucionalizados

Autores

  • Marineide do Sacramento Almeida Fisioterapeuta graduada, Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, IESGF.
  • Lisiane Piazza Luza Fisioterapeuta, Doutora em Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Docente dos cursos de Fisioterapia e Educação Física do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai, IDEAU.
  • Rubia Jaquelina Magueroski da Silva Fisioterapeuta graduada, Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, IESGF. Fisioterapeuta dos estágios supervisionados do Curso de Fisioterapia do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, IESGF.
  • Jéssica de Araújo Coelho Fisioterapeuta graduada, Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, IESGF.
  • Sara Maria Soffiatti Dias Fisioterapeuta, graduada, Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, IESGF. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p95-109

Palavras-chave:

Idoso, Envelhecimento, Desempenho Funcional, Institucionalização.

Resumo

Este estudo transversal avaliou a influência da dupla tarefa no desempenho funcional de idosos institucionalizados e não institucionalizados. Para tal, idosos de ambos os grupos realizaram atividades de simples e dupla tarefa, verificando-se menor desempenho nas atividades de dupla tarefa e nos idosos institucionalizados, concluindo-se que a adição de uma dupla tarefa reduz o desempenho funcional, em especial nos idosos institucionalizados.

 

Biografia do Autor

Marineide do Sacramento Almeida, Fisioterapeuta graduada, Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, IESGF.

Fisioterapeuta graduada, Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, IESGF.

 

Lisiane Piazza Luza, Fisioterapeuta, Doutora em Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Docente dos cursos de Fisioterapia e Educação Física do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai, IDEAU.

Fisioterapeuta, Doutora em Ciências do Movimento Humano, Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Docente dos cursos de Fisioterapia e Educação Física do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai, IDEAU. 

 

Rubia Jaquelina Magueroski da Silva, Fisioterapeuta graduada, Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, IESGF. Fisioterapeuta dos estágios supervisionados do Curso de Fisioterapia do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, IESGF.

Fisioterapeuta graduada, Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, IESGF. Fisioterapeuta dos estágios supervisionados do Curso de Fisioterapia do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, IESGF.

 

Jéssica de Araújo Coelho, Fisioterapeuta graduada, Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, IESGF.

Fisioterapeuta graduada, Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, IESGF.

 

Sara Maria Soffiatti Dias, Fisioterapeuta, graduada, Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, IESGF. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC.

Fisioterapeuta, graduada, Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis, IESGF. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. 

 

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Almeida, M. do S., Luza, L. P., Silva, R. J. M. da, Coelho, J. de A., & Dias, S. M. S. (2018). Influência da dupla tarefa no desempenho funcional de idosos institucionalizados e não institucionalizados. Revista Kairós-Gerontologia, 21(3), 95–109. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p95-109

Edição

Seção

Artigos