Análise dos Programas de Preparação para Aposentadoria (PPA) desenvolvidos por instituições públicas brasileiras

Autores

  • Lucia Helena de Freitas Pinho França Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Niterói, RJ. Orcid: https://orcid.org/000-0001-6716-7217
  • Soniárlei Vieira Leite Advogado. Coordenador e Professor Adjunto da Universidade Veiga de Almeida, Professor da Universidade Salgado de Oliveira e da Fundação Getúlio Vargas. Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais. Doutor em Psicologia, Universidade Salgado de Oliveira.
  • Fabrícia Prado Simões Oficial de Justiça e Avaliador Federal. Mestranda em Psicologia, PPGP, Universidade Salgado de Oliveira.
  • Thaysa Garcia Mestranda em Psicologia, PPGP, Universidade Salgado de Oliveira.
  • Patrick Ataliba Pedagogo. Doutorando em Psicologia, PPGP, Universidade Salgado de Oliveira.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p59-80

Palavras-chave:

Programas de preparação para aposentadoria, Perfil, Conteúdos, Organizações.

Resumo

Este estudo objetivou analisar as características dos Programas de Preparação para a Aposentadoria (PPA), desenvolvidos por 35 gestores ou coordenadores de PPA, em igual número de instituições públicas brasileiras. Por meio de questionário, os gestores avaliaram itens como tempo de existência, metodologia, temas abordados, processo de acompanhamento e avaliação dos programas. Metade dos programas tinha até dois anos de existência; a maioria utilizava palestras, dinâmicas, vivências, workshop e coaching. Em geral, raras organizações realizavam acompanhamento e avaliações sistemáticas, especialmente para comprovar a eficácia dos programas no bem-estar dos aposentados, após saída da organização. Recomendações são fornecidas visando à sistematização, expansão e avaliação do PPA no Brasil.

 

Biografia do Autor

Lucia Helena de Freitas Pinho França, Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Niterói, RJ. Orcid: https://orcid.org/000-0001-6716-7217

Psicóloga. PhD em Psicologia, The University of Auckland. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Niterói, RJ. Orcid: https://orcid.org/000-0001-6716-7217

Soniárlei Vieira Leite, Advogado. Coordenador e Professor Adjunto da Universidade Veiga de Almeida, Professor da Universidade Salgado de Oliveira e da Fundação Getúlio Vargas. Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais. Doutor em Psicologia, Universidade Salgado de Oliveira.

Advogado. Coordenador e Professor Adjunto da Universidade Veiga de Almeida, Professor da Universidade Salgado de Oliveira e da Fundação Getúlio Vargas. Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais. Doutor em Psicologia, Universidade Salgado de Oliveira.

Orcid: https://orcid.org/000-0002-5587-3787

 

Fabrícia Prado Simões, Oficial de Justiça e Avaliador Federal. Mestranda em Psicologia, PPGP, Universidade Salgado de Oliveira.

Oficial de Justiça e Avaliador Federal. Mestranda em Psicologia, PPGP, Universidade Salgado de Oliveira.

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9603-2853

E-mail: faprsimoes@gmail.com

Thaysa Garcia, Mestranda em Psicologia, PPGP, Universidade Salgado de Oliveira.

Psicóloga. Mestranda em Psicologia, PPGP, Universidade Salgado de Oliveira.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1875-9296

Patrick Ataliba, Pedagogo. Doutorando em Psicologia, PPGP, Universidade Salgado de Oliveira.

Pedagogo. Doutorando em Psicologia, PPGP, Universidade Salgado de Oliveira.

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1724-9745

 

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Publicado

2019-03-30

Como Citar

França, L. H. de F. P., Leite, S. V., Simões, F. P., Garcia, T., & Ataliba, P. (2019). Análise dos Programas de Preparação para Aposentadoria (PPA) desenvolvidos por instituições públicas brasileiras. Revista Kairós-Gerontologia, 22(1), 59–80. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p59-80

Edição

Seção

Artigos