Vulnerabilidade social e envelhecimento na América Latina. Uma revisão bibliográfica a partir das publicações da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL)

Autores

  • Claudia Reinoso Araujo de Carvalho Terapia Ocupacional, Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Ana Paula Serrata Malfitano Terapia Ocupacional, Departamento de Terapia Ocupacional e Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos.
  • Roseli Esquerdo Lopes Terapita Ocupacional, Departamento de Terapia Ocupacional e Programas de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional e em Educação da Universidade Federal de São Carlos.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p185-207

Palavras-chave:

Envelhecimento, Políticas Públicas, América Latina.

Resumo

Com foco nas iniciativas de países da América Latina no enfrentamento à vulnerabilidade social da população idosa, realizou-se um estudo de revisão, no acervo on-line da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe – CEPAL. Reuniram-se 27 publicações, entre 2007-2017, discutidas quanto a sistemas de pensão, redes de apoio, políticas e programas sociais. As iniciativas são heterogêneas e decorrem, sobretudo, do grau de envelhecimento e do perfil socioeconômico de cada país.

 

Biografia do Autor

Claudia Reinoso Araujo de Carvalho, Terapia Ocupacional, Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Terapeuta Ocupacional, professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado (PNPD/CAPES) junto ao Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos.
Doutora em Saúde Pública.

 

Ana Paula Serrata Malfitano, Terapia Ocupacional, Departamento de Terapia Ocupacional e Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos.

Terapeuta Ocupacional, professora associada do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos.

E-mail: anamalfitano@ufscar.br

Roseli Esquerdo Lopes, Terapita Ocupacional, Departamento de Terapia Ocupacional e Programas de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional e em Educação da Universidade Federal de São Carlos.

Terapeuta Ocupacional, professora titular do Departamento de Terapia Ocupacional e dos Programas de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional e em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Doutora em Educação.

 

Downloads

Publicado

2019-03-30

Como Citar

Carvalho, C. R. A. de, Malfitano, A. P. S., & Lopes, R. E. (2019). Vulnerabilidade social e envelhecimento na América Latina. Uma revisão bibliográfica a partir das publicações da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL). Revista Kairós-Gerontologia, 22(1), 185–207. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p185-207

Edição

Seção

Artigos