Autoimagem de idosos com fístula arteriovenosa submetidos à hemodiálise

Autores

  • Fabrícia Silvino Machado Gerontologia, Universidade Católica de Brasília. Brasília, DF.
  • Conrado Carvalho Horta Barbosa Médico. Mestrando de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde da Família da Fundação Oswaldo Cruz. Professor assistente do curso de Medicina do Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF.
  • Patrícia Galdino de Andrade Wollmann Doutoranda de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília.
  • Patrícia de Mello Faria Horta Barbosa Médica de Família e Comunidade Mestranda pela FIOCRUZ Docente do curso de Medicina UNIEURO Supervisora do Programa Mais Médicos do DF
  • Lucy Gomes Médica. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, da Universidade Católica de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p209-230

Palavras-chave:

Autoimagem, Envelhecimento, Fístula Arteriovenosa.

Resumo

O envelhecimento traz consigo, comumente, a Doença Renal Crônica e o estabelecimento de Fístula Arteriovenosa, possibilitando o tratamento hemodialítico, acarretando potencial comprometimento de autoimagem. O objetivo deste estudo observacional, descritivo e transversal foi a avaliação da autoimagem dos portadores de Fístulas Arteriovenosas. Constatou-se não haver repercussões negativas significativas quanto à percepção da imagem corporal de idosos.

 

Biografia do Autor

Fabrícia Silvino Machado, Gerontologia, Universidade Católica de Brasília. Brasília, DF.

Enfermeira. Mestre em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília. Brasília, DF.

 

Conrado Carvalho Horta Barbosa, Médico. Mestrando de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde da Família da Fundação Oswaldo Cruz. Professor assistente do curso de Medicina do Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF.

Médico. Mestrando de Pós-Graduação Stricto Sensu em Saúde da Família da Fundação Oswaldo Cruz. Professor assistente do curso de Medicina do Centro Universitário de Brasília, Brasília, DF.  

 

Patrícia Galdino de Andrade Wollmann, Doutoranda de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília.

Enfermeira. Doutoranda de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília.

 

Patrícia de Mello Faria Horta Barbosa, Médica de Família e Comunidade Mestranda pela FIOCRUZ Docente do curso de Medicina UNIEURO Supervisora do Programa Mais Médicos do DF

Médica de Família e Comunidade CRM-DF 18036. Mestranda pela FIOCRUZ. Docente do curso de Medicina UNIEURO Supervisora do Programa Mais Médicos do DF

Lucy Gomes, Médica. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, da Universidade Católica de Brasília.

Médica. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gerontologia, da Universidade Católica de Brasília.

 

Downloads

Publicado

2019-03-30

Como Citar

Machado, F. S., Barbosa, C. C. H., Wollmann, P. G. de A., Barbosa, P. de M. F. H., & Gomes, L. (2019). Autoimagem de idosos com fístula arteriovenosa submetidos à hemodiálise. Revista Kairós-Gerontologia, 22(1), 209–230. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p209-230

Edição

Seção

Artigos